• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 19:10:34 -03

    Hugo Segawa renuncia ao MAC e alega divergências com conselho

    RODOLFO VIANA
    DE SÃO PAULO

    11/11/2015 02h58 - Atualizado às 17h50 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Hugo Segawa, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, renunciou ao cargo de diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, localizado no antigo prédio do Detran, no Ibirapuera.

    A carta com o pedido para deixar a instituição foi entregue a funcionários, membros do conselho deliberativo e reitoria da universidade na segunda (9). O motivo da saída prematura –o arquiteto cumpriu 19 dos 48 meses de mandato– é seu isolamento em relação ao conselho, diz.

    "Ao longo desta gestão, tomei uma série de iniciativas cujas decisões deveriam ser submetidas ao corpo deliberativo", afirma à Folha.

    Davi Ribeiro/Folhapress
    SÃO PAULO, SP - 19/05/2014: O novo diretor do Museus de Arte Contemporânea, MAC-USP, Hugo Segawa. - (Foto: Davi Ribeiro / Folhapress ILUSTRADA) ORG XMIT: 00115116A
    O arquiteto Hugo Segawa, que renunciou ao MAC

    "Houve muitas divergências no modo de conduzir essas decisões. Após uma série de discordâncias, entendi que seria conveniente que o museu tivesse um diretor mais alinhado com o conselho deliberativo. Por isso renunciei."

    Segawa não detalha tais divergências, mas a Folha apurou que a última delas ocorreu na sexta (6), durante votação para abrir licitação para um restaurante no MAC: apenas ele, autor da ideia, foi a favor.

    "São episódios menores, mas que se acumulam", diz. "Fui eleito por este conselho e, aparentemente, não correspondi às suas expectativas."

    PASSADO

    O caminho de Segawa até a direção do MAC foi marcado por eventos inéditos na história da instituição. Por exemplo, ele foi o primeiro arquiteto a ocupar o posto de diretor do museu.

    Segawa foi eleito no primeiro pleito após a extinção da exigência de lista tríplice –em que três nomes eram indicados por funcionários, cabendo ao reitor a decisão.

    FUTURO

    Nos próximos dias, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, deve publicar no Diário Oficial paulista a exoneração de Segawa. A partir dessa data, quem assume é a vice-diretora do MAC, Katia Canton, mas por um período limitado: o primeiro ato dela deve ser a convocação de nova eleição para a vaga de diretor.

    A assessoria do MAC afirma que o pleito deve ocorrer apenas em 2016.

    A reportagem tentou falar novamente com a assessoria da instituição para ter uma posição do conselho deliberativo, mas não conseguiu respostas até o fechamento da edição. A vice-reitora também não retornou.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024