• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 12:42:15 -03

    Andy White, que tocou bateria com os Beatles, morre aos 85 anos nos EUA

    DA AFP

    11/11/2015 16h38

    Divulgação
    Andy White, que tocou bateria na versão americana de "Love me Do", dos Beatles
    Andy White, que tocou bateria na versão americana de "Love me Do", dos Beatles

    Andy White, músico que tocou bateria para o primeiro sucesso dos Beatles, mas passou sua vida no esquecimento, morreu aos 85 anos nesta quarta-feira (11), informaram seus colegas da New York Metro Pipe Band. Ele morreu em Nova Jersey, Estados Unidos, onde viveu por muitos anos ensinando bateria e flauta escocesa.

    O músico tocou em apenas uma canção dos Beatles, a versão americana de "Love Me Do", mas foi suficiente para colocá-lo na lista de nomes já citados como "quinto Beatle".

    Nascido em Glasgow, White vivia em Londres no início dos anos 1960, mas era familiarizado com o cenário musical americano, o que o levou a cruzar o Atlântico para tocar com grandes artistas como Chuck Berry e Bill Haley and the Comets.

    Como recordou o próprio White anos mais tarde, o produtor musical Ron Richards lhe ofereceu como trabalho uma sessão de três horas para a gravadora EMI, em 1962.

    "Isso era tudo que eu sabia a respeito. Já havia escutado os Beatles, porque minha primeira mulher, Lynne, era de Liverpool e os havia mencionado, mas eu não sabia muito sobre eles", declarou ao "Britain's Daily Record", em 2012.

    Na entrevista, o músico disse ter se impressionado com a banda, que considerou muito original por fazer "cópias simples da música que era feita nos Estados Unidos". Não demorou, porém, até Ringo Starr assumir como baterista do grupo, a tempo de gravar a versão britânica de "Love Me Do".

    Se a carreira com os Beatles foi curta, Andy White tocou bateria para diversos artistas, entre eles Tom Jones, em 1965.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024