• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 16:44:25 -03

    CRÍTICA

    Mar Vermelho da Record tinha algo de fundo de tela do Windows

    ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
    DE SÃO PAULO

    11/11/2015 17h28

    O spoiler era a.C., e mesmo assim a Record enrolou o quanto pôde para tentar jogar a audiência da Globo no volume morto: demorou 167 capítulos para que Moisés partisse o mar Vermelho, no capítulo de terça (10) da novela "Os Dez Mandamentos", reproduzindo uma das passagens mais conhecidas do Antigo Testamento, do livro "Êxodo".

    A expectativa deu certo e rendeu um divisor de águas na TV brasileira: com a trama bíblica, a emissora do bispo Edir Macedo cravou 28,1 pontos contra 20,8 da rival na Grande SP, segundo a média de audiência consolidada entre 20h35 e 21h56 do Ibope (cada ponto equivale a 67 mil casas).

    O que a cena teve de demais para agradar o público fiel e, de quebra, arrebatar uma legião virtual que gosta de distribuir curtidas irônicas no que julga kitsch? Os efeitos digitais, orçados em R$ 1 milhão e feitos pela produtora da série de zumbis "Walking Dead", lembravam um carro alegórico: grandioso e brega na medida.

    Divulgação
    Uma das cenas da travessia do Mar Vermelho na novela bíblica "Os Dez Mandamentos", da rede Record. Na foto, Moisés (Guilherme Winter). EXCLUSIVO ILUSTRADA Crédito: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Moisés (Guilherme Winter) lidera a travessia do Mar Vermelho na novela bíblica "Os Dez Mandamentos"

    O paredão aquático tinha algo de fundo de tela do Windows 98. Os hebreus pareciam vestir camisetas estilo Hering, e os egípcios, acessórios carnavalescos comprados na rua 25 de Março. Teve até general com estampa de oncinha.

    O senso de espetáculo era tanto que ao primeiro sinal do mar abrindo Fafá de Belém poderia surgir cantando "vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão", e Galvão Bueno narraria esbaforido: "É tetraaaaa!".

    Horas antes, o perfil de Facebook da Igreja Universal do Reino de Deus, do dono da Record, postava: "O mar vai se abrir em minha vida também (se você crê, compartilhe)".

    A autora da novela, Vivian de Oliveira, costumava frequentar a igreja do pastor Pedrão (ex-"No Limite", da primeira geração de realities globais). À Folha, o evangélico afirma que a Globo "trocou os pés" em "Babilônia", a do beijo entre duas senhoras.

    Há alguns anos, a Record adotou o slogan "A Caminho da Liderança". Virou motivo de chacota por perder a vice-liderança para o SBT.

    Ao fazer a Globo beijar a lona no horário nobre, a vitória deixou sabor de 7 a 1. A Copa pela audiência está ganha? Se você crê, compartilha.

    NA TV
    Os Dez Mandamentos
    QUANDO 20h40, na Record

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024