• Ilustrada

    Saturday, 15-Jun-2024 18:49:30 -03

    Prince, Foo Fighters e outros cancelam shows na Europa após atentados

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/11/2015 17h10

    O músico norte-americano Prince se juntou à banda irlandesa U2 e aos roqueiros norte-americanos do Foo Fighters, entre outros artistas, e cancelou apresentações na França e em outras partes da Europa em reação aos ataques terroristas de sexta (13) em Paris.

    Ao anunciar que o cantor não irá tocar mais no dia 24 de novembro, a famosa sala de espetáculos Wiener Konzerthaus de Viena disse em seu site: "Devido aos acontecimentos trágicos em Paris, o promotor da turnê decidiu adiar a iminente turnê europeia até segunda ordem".

    Segundo a agência de notícias France Press e sites franceses, Prince também cancelou dois shows marcados para o início de dezembro no Palais Garnier de Paris. Os organizadores das apresentações não comentaram a decisão.

    No sábado (14), a banda americana Foo Fighters também anunciou o cancelamento de seus próximos shows na Europa.

    O grupo tinha marcadas quatro apresentações, que encerrariam sua atual turnê: no sábado em Turim, na Itália, nesta segunda (16), em Paris, na terça (17), em Lyon, e na quinta (19), em Barcelona

    No dia seguinte aos atentados, que mataram ao menos 129 pessoas, o U2 anunciou a suspensão dos dois shows que realizariam no sábado e domingo (15) em Paris, mas, por já estar na cidade, decidiu comparecer à casa de espetáculos Bataclan, local onde estava a maioria das vítimas, para prestar uma pequena homenagem.

    Bono Vox, David Howell Evans "The Egde" e Adam Clayton levaram flores que foram colocadas na calçada na frente da Bataclan, na qual já se acumulavam dezenas de outras homenagens aos mortos.

    Franck Fife/AFP
    Irish band U2 (From L) lead singer Bono, bass player Adam Clayton, drummer Larry Mullen Jr and guitarist The Edge pay homage to attacks' victims near the Bataclan concert hall on November 14, 2015 in Paris, a day after a series of coordinated attacks in and around Paris. Islamic State jihadists claimed a series of coordinated attacks by gunmen and suicide bombers in Paris that killed at least 129 people in scenes of carnage at a concert hall, restaurants and the national stadium. U2 has canceled two sold-out concerts in Paris, including one to be broadcast live on November 14, and Foo Fighters cut short their tour after attacks that killed at least129 people. AFP PHOTO / FRANCK FIFE ORG XMIT: 10575
    Bono, Adam Clayton, Larry Mullen Jr. e The Edge prestam homenagens à vítimas dos atentados em Paris

    "Com profunda tristeza e preocupação com todos em Paris que nós fomos forçados a anunciar o cancelamento do resto de nossa turnê. À luz dessa violência sem sentido, o fechamento das fronteiras e o luto internacional, nós não podemos continuar agora. Nossos pensamentos e orações para todos que estão feridos ou que perderam entes queridos", anunciou a banda por meio do Facebook.

    A banda britânica Coldplay também decidiu se solidarizar com as vítimas de Paris e, em sinal de respeito, adiou um show em Los Angeles (EUA), em que tocariam pela primeira vez algumas músicas de seu novo disco, "A Head Full of Dreams".

    Os seis ataques coordenados de sexta —tomada de reféns no Bataclan, três explosões próximas ao Stade de France, onde acontecia um jogo de futebol, e tiroteios em bares e cafés no centro— foram a maior ação terrorista da historia de Paris.

    O grupo norte-americano Eagles of Death Metal se apresentava na casa de shows no momento dos atentados e saiu ileso. Um de seus promotores, Nick Alexander, porém, morreu, assim como três pessoas que trabalhavam para a gravadora Universal Music.

    A banda também decidiu cancelar sua turnê europeia, segundo informou neste domingo (15) a organizadora de seus shows na Alemanha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024