• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 17:16:15 -03

    crítica

    Ponha reparo: coió algum vai ter desculpa para tamanha ignorância

    MARCELO TAS
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    21/11/2015 02h15

    Com mais de cem anos no lombo, a música caipira ainda é um tesouro difuso da cultura brasileira. Até hoje há quem confunda música caipira com sertanejo universitário ou, pior, com música de rodeio, a tal de country. Cão o quê, perguntaria o caipira?!?

    Depois do livro "Música Caipira - As 270 Maiores Modas", coió algum vai ter desculpa para tamanha ignorância. Mais uma vez, o jornalista José Hamilton Ribeiro mostra vigor e rigor de boiadeiro.

    A nova edição do livro de 2006 traz duas ampliações importantes e apetitosas: um par de DVDs com pérolas fundamentais da pesquisa e um capítulo inédito com os 22 ritmos da tal música de viola.

    Façavor de ponhá reparo, caro leitor: a música caipira apresenta nada menos que 22 ritmos di-fe-ren-tes. Quanta abundância a ser apreciada!

    Bruno Santos/Folhapress
    São Paulo, SP, BRASIL- 19-11-2015: O jornalista José Hamilton Ribeiro (80), é retratado em sua casa, no bairro da Aclimação, Zona Sul de São Paulo. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** ILUSTRADA *** EXCLUSIVO FOLHA***
    José Hamilton Ribeiro, com o livro 'Música Caipira', que ganha versão ampliada com dois DVDs

    Para selecionar as canções, o autor contou com dois especialistas: José Maria Campos (violeiro e médico em Bom Despacho, MG) e Júnior Borges (colecionador de discos e fazedor de selas de montaria em Uberaba, MG).

    Depois de muito quebra-cabeça, 5% da lista original foi alterada. Coisa de quem busca Deus nos detalhes.

    "Música Caipira" tem narrativa surpreendente. Dono de prosa fácil, Zé Hamilton conduz o leitor com generosidade e didatismo sem assumir a pose de repórter sabe-tudo.

    A história da música caipira se confunde com a história recente do Brasil. A primeira geração de músicos nasceu e viveu na roça. A segunda nasceu na zona rural e se mudou para a cidade, levando um pouco da raiz.

    Hoje, a nova geração já nasce e habita as cidades, como a imensa maioria da população brasileira. Como vai continuar essa história? Ô perguntinha ardida, sô!

    A música caipira tem a rara virtude de provocar uma saudade de algo que não sabemos mais. Parece querer nos ajudar a enxergá mió.

    Quem me conhece da TV não imagina que, apesar da cara de nerd finlandês, eu seja caipira legítimo, com muito orgulho. Nasci em Ituverava, na mesma região da fronteira de São Paulo com Minas onde fica Santa Rosa de Viterbo, cidade do Zé Hamilton.

    Música Caipira
    José Hamilton Ribeiro
    l
    Comprar

    Um caipira reconhece outro há léguas de distância. Preciso encontrá-lo para agradecer o precioso upload de memórias, modos e modas caipiras.

    MARCELO TAS é apresentador de TV

    MÚSICA CAIPIRA - AS 270 MAIORES MODAS
    AUTOR José Hamilton Ribeiro
    EDITORA Realejo
    QUANTO R$ 79,90 (440 págs., além de 2 DVDs)
    LANÇAMENTO qua. (25), às 19h, no Bar Brahma (av. São João, 677, tel. 11-3224-1251)
    AVALIAÇÃO muito bom

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024