• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 06:27:04 -03

    Em peça, japoneses adaptam manual satírico para criados do século 18

    GUSTAVO FIORATTI
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/11/2015 02h20

    Se a estima de seu patrão ou patroa crescer por você, procure discretamente obter uma vantagem da situação; se parecerem relutantes, diga que prefere viver com eles a procurar outro emprego e que um servo humilde não pode ser responsabilizado quando tenta melhorar de vida.

    Esse é um conselho do irlandês Jonathan Swift (1667-1745) em "Instruções aos Criados", manual cômico do século 18. O texto dá base ao musical homônimo encenado, neste fim de semana pelo grupo japonês Ban'yu Inryoku.

    A diferença é que agora os criados tornam-se os protagonistas. A companhia expande os conselhos de Swift para uma situação onírica. Há uma situação em que os patrões se ausentam, e os empregados quebram o protocolo. Agem como donos da propriedade, embriagam-se até que o palco se transforma em festa.

    Dirigido por J.A. Seazer, o espetáculo revisita uma montagem do mesmo texto, de 1978, assinada por Shuji Terayama (1935-83), artista da vanguarda japonesa que se dedicou à poesia, ao cinema e ao teatro. Seazer tem formação musical e trabalhou como compositor nas peças de Terayama. Com a morte do artista, ele herdou a continuidade de seu trabalho para o palco.

    Em entrevista à Folha, o diretor diz que procura manter o essencial de Terayama: o aspecto transgressor de sua obra. Ele realizou ações performáticas nos anos 1960 e deu atenção a novos suportes em consonância com uma cenário underground de um Japão que se renovava após a Segunda Guerra.

    Seazer diz ainda que não ignora a nova realidade, de uma Tóquio mais pop. "A importância da música está mais do que nunca presente. E, como fui aspirante a pintor na juventude, há um tom surreal centrado na luz", diz.

    Sobre o palco, monta grandes estruturas metálicas em diálogo com o gestual de 24 atores, que atuam como homens-máquinas. O grupo também transporta as tradições teatrais do nô e do kabuki, deixando-se porém influenciar pelo punk-rock, o circo e a ópera experimental.

    INSTRUÇÕES AOS CRIADOS
    QUANDO sáb. (28), às 21h, e dom. (29), às 18h
    ONDE Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
    QUANTO R$ 30
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024