• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 20:53:13 -03

    CRÍTICA

    'A Entrega' é raro caso de livro que consegue ser pior que filme

    SANTIAGO NAZARIAN
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    27/11/2015 02h30

    "A Entrega" é um filme de 2014 dirigido por Michaël R. Roskam, com roteiro de Dennis Lehane, baseado num conto seu. Com a produção lançada, Lehane decidiu romancear o roteiro. O saldo é uma novela noir recheada de clichês.

    Bob é um "bartender solitário" que trabalha servindo bebuns e mafiosos, tentando deixar para trás um passado obscuro. Uma noite, encontra no lixo um filhote de cachorro vítima de maus tratos. Adota-o. O cão redirecionará seu rumo na vida, ao mesmo tempo que o aproxima de Nadia, uma mulher problemática também vítima de agressões.

    Se o enredo está longe de ser brilhante, funciona como representante de um gênero cinematográfico. Infelizmente, se como romancista Lehane se tornou um bom roteirista, como roteirista não conseguiu dar vida ao romance. "A Entrega" é um dos raros casos em que o filme é melhor do que o livro, ainda que o filme nem seja lá grande coisa.

    Divulgação
    a entrega - the drop - Um atendente de bar, Bob Saginowski (Tom Hardy), que busca deixar o universo do crime, mas acaba envolvido em uma complicada trama com um filhote de pit bull, um assalto e um assassinato. O bar onde Bob trabalha atende mafiosos e gângsters. Tudo fica ainda mais complicado para ele pois se apaixona por Nadia (Noomi Rapace).
    Cartaz do filme "A Entrega", baseado em conto de Dennis Lehane

    A ideia de "homem durão amolecido por cachorrinho" já é de gosto discutível, mas nem na pieguice o livro consegue se apoiar. A relação de Bob com o animal não justifica as ações do bartender no terço final do livro. O autor não consegue dar uma personalidade ao cão –o personagem mais apagado da história.

    As metáforas são pobres: "Começou a sacudir [...] como se fosse a cordinha de um motor de popa [...] Era um som horrível, como se ele estivesse inalando cacos de vidro [...] O rosto esticado como uma espécie de máscara mortuária" –exemplos de um só parágrafo.

    No final, "A Entrega" se mostra um romance pulp dos mais baratos, moderadamente divertido. Faz mais feio pelo nome do autor –que escreveu "Entre Meninos e Lobos"–e o da editora que o publica aqui.

    A Entrega
    AUTOR Dennis Lehane
    TRADUÇÃO Luciano Vieira Machado
    EDITORA Companhia das Letras
    QUANTO R$ 39,90 (184 págs.)

    SANTIAGO NAZARIAN é escritor, autor de "Biofobia" (ed. Record), entre outros.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024