• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 14:23:37 -03

    Filme sobre papa mostra Francisco nos anos sombrios da ditadura argentina

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    27/11/2015 11h26

    A vida do papa Francisco durante os anos sombrios da ditadura militar na Argentina (1976-1983) é narrada no filme "Chiamatemi Francesco" ("Me chame de Francisco", em tradução livre), que estreia no próximo dia 3 na Itália.

    O longa, de 98 minutos de duração, narra a história do argentino Jorge Mario Bergoglio —do início de sua vida sacerdotal até sua eleição ao Trono de Pedro, em março de 2013, quando ele aparece pela primeira vez no balcão de São Pedro vestido de branco e com uma simples cruz de ferro, dizendo: "Boa noite".

    Efe
    GRA410. ROMA, 26/11/2015.- Imagen facilitada por la productora Taodue Film de la película para Mediaset "Chiamatemi Francesco" ("Llámenme Francisco"), que muestra el camino que llevó a un hijo de inmigrantes italianos en Argentina a convertirse en el líder de la Iglesia Católica, y que llegará a las salas italianas el 3 de diciembre. La película, que se presentó hoy a la prensa en Roma, retrata la vida de Jorge Bergoglio desde sus años de juventud, cuando decidió entrar en la orden de los Jesuitas, hasta que fue elegido papa el 13 de marzo de 2013. EFE/- ***SOLO USO EDITORIAL*** ORG XMIT: GRA410
    Cena de "Chiamatemi Francesco", filme sobre a vida do papa Francisco

    A obra conta suas experiências como professor da escola superior, seu namoro, sua passagem ao sacerdócio, sua convicta defesa dos pobres e, sobretudo, suas decisões —algumas muito difíceis.

    Entre elas, o filme relata sua vivência como padre provincial dos jesuítas argentinos durante os trágicos anos da repressão militar, quando centenas de opositores eram presos, torturados e assassinados nos terríveis "voos da morte".

    A superprodução, que custou cerca de US$ 15 milhões, é dirigida pelo italiano Daniel Luchetti. Francisco é interpretado por dois atores latinos: o argentino Rodrigo de la Serna, conhecido por "Diários de Motocicleta" (2005) na fase de sacerdote e bispo, e o chileno Sergio Hernandez ("Glória", 2013) como pontífice.

    Uma exibição especial do filme será feita no Vaticano na próxima terça-feira (1º), para sete mil convidados, entre eles moradores de rua e voluntários da igreja.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024