• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 18:45:11 -03

    J.K. Rowling explica por que Harry Potter deu ao filho o nome de Snape

    DE SÃO PAULO

    29/11/2015 17h36

    Em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", último livro da série que mergulha no universo de magia e bruxaria, Harry está casado e tem três filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo e Lily Luna. O nome do filho do meio é uma homenagem a dois diretores de Hogwarts (escola de bruxaria): Alvo Dumbledore e Severo Snape, que no começo da saga era arqui-inimigo do protagonista.

    Na última sexta (27), questionada no Twitter por uma fã que estava curiosa com o tributo, J. K. Rowling postou: "Snape morreu por Harry por amor à Lily [mãe do jovem bruxo]. Harry fez uma homenagem a ele em sinal de perdão e gratidão".

    A resposta gerou uma discussão na rede social entre os fãs da saga finalizada em 2007 e a autora.

    Dan Hallman/Invision/AP
    FILE - This Oct. 16, 2012 file photo shows “Harry Potter” novels author J.K. Rowling at an appearance at The David H. Koch Theater in New York. Rowling posted new information Tuesday, Sept. 22, 2015, about the Potter family, the background provided on a “newly imagined” and mobile friendly version of the Pottermore Web portal that Rowling established in 2012. (Photo by Dan Hallman/Invision/AP, File) ORG XMIT: NYET208
    J. K. Rowling, a autora da série Harry Potter

    "Eu preciso dizer isso: muitos de vocês têm reclamado de Snape há anos", Rowling escreveu. "Minha timeline explodiu de amor e ódio novamente. Isso nunca muda". Enquanto os fãs continuavam a questionar a decisão ela acrescentou "há uma tese inteira sobre o porquê de Harry ter dado o nome de Snape a seu filho, mas a decisão foi impulsionada por quem era Harry no pós-guerra".

    Na sequência, ela falou sobre o personagem "demonizado" por fãs: "Snape é todo cinza. Você não pode fazer dele um santo: ele era vingativo e praticava bullying. Você não pode fazer dele um demônio: ele morreu para salvar o mundo bruxo". E ainda escreveu que "ao honrar Snape, Harry esperava em seu coração que ele também fosse perdoado. As mortes na batalha de Hogwarts o assombrariam para sempre".

    Depois de uma curta pausa, Rowling voltou para o debate para explicar que Snape não morreu por ideais, mas em uma tentativa de se livrar de sua culpa.

    Para explicar por que Harry gostaria de honrá-lo e justificando por que não preferiria lembrar de outros nomes como Hermione, a autora concluiu dizendo que "Harry escolheu a perpetuar os nomes dos dois que não tinham ninguém em suas famílias para fazer isso por eles".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024