• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 15:58:55 -03

    Exemplar da primeira edição de 'Iracema' vai a leilão em SP

    RODOLFO VIANA
    DE SÃO PAULO

    01/12/2015 02h30 - Atualizado às 10h27 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Há mais de cem interessados em levar a virgem com lábios de mel para casa. Na noite desta terça (1º), a partir das 20h30, um exemplar da primeira edição de "Iracema", de José de Alencar, será leiloado em São Paulo, na casa de leilões Dutra (r. João Lourenço, 79, 11-3887-3234).

    Publicada originalmente em 1865 pela carioca Typographia Viana & Filhos, a obra é parte da trilogia indianista do escritor cearense –ao lado de "O Guarani", de 1857, e "Ubirajara", de 1874.

    A história de paixão entre a índia Iracema e o europeu Martim Soares Moreno mescla elementos da mitologia indígena e o contexto da colonização do Brasil. Ao apresentar a união desses dois personagens e universos, José de Alencar faz um retrato –fictício, porém fiel– da gênese do povo brasileiro.

    Divulgação
    Capa da primeira edição de 'Iracema', de José de Alencar. Crédito: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Capa e folha de rosto de exemplar de 'Iracema', de 1865

    A unidade que irá à venda pertenceu a um bibliófilo de fora de São Paulo –a identidade não foi divulgada.

    Estima-se que existam 10 exemplares da primeira edição da obra, o que torna o lote nº 130 do leilão o mais concorrido. "Não se tem notícia de que esta edição tenha ido a leilão no Brasil", afirma o leiloeiro Luiz Fernando Dutra.

    "Este exemplar, que está à disposição no ano de seu sesquicentenário, é um original único, que pode ser visto como saiu da gráfica, com suas páginas à moda da época, ainda não separadas. É o único exemplar conhecido com este estado de conservação."

    Apesar de ter entre os lotes algumas pinturas de Candido Portinari e Anita Malfatti, Dutra classifica o livro como uma das "vedetes" do evento.

    "Em 30 anos que tenho de mercado, não me recordo de ver esta obra em leilões", afirma ele. Há dois anos, um exemplar da primeira edição do livro foi arrematado em leilão nos EUA por US$ 15 mil.

    Por questões de segurança, o leiloeiro não quis revelar o lance inicial. Considerando o interesse até o momento, o valor deve ser mais elevado: de acordo com a organização, 136 pessoas já mostraram interesse na raridade. Quem quiser, pode telefonar para a casa de leilões ou aparecer no evento.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024