• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 16:15:54 -03

    ABL elege segundo presidente negro de sua história

    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    03/12/2015 18h08 - Atualizado às 20h50

    Erbs Jr. - 9.out.2014/Folhapress
    RIO DE JANEIRO, RJ, 09.10.2014: Ferreira Gullar com o acadêmico e presidente em exercício da ABL, Domício Proença Filho. O poeta e escritor Ferreira Gullar é eleito para ocupar a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira (9) na sede da instituição no Centro do Rio. Gullar foi eleito com 36 votos, sendo 19 de membros presentes e 18 que votaram por carta e houve apenas um voto branco. A vaga que Gullar ocupará é a do jornalista Ivan Junqueira, falecido em julho deste ano. Na sequência da eleição os imortais seguiram para casa do acadêmico Antônio Carlos Secchin, em Copacabana, na zona sul do Rio. Foto: Erbs Jr./Folhapress, ILUSTRADA)
    Ferreira Gullar com o acadêmico e presidente em exercício da ABL, Domício Proença Filho.

    O professor e escritor carioca Domício Proença Filho, 79, foi eleito na tarde desta quinta (3) o novo presidente da Academia Brasileira de Letras, com mandato até o fim de 2016.

    Proença é o segundo presidente negro da Academia. O primeiro, Machado de Assis, não costumava falar sobre a questão da raça.

    Ao longo de sua carreira, Proença se debruçou sobre a questão do negro na literatura e no Brasil de modo mais amplo. Ainda assim, na presidência da casa, não fará do assunto uma bandeira.

    "A Academia não discutirá isso. A questão racial nunca foi sequer aventada aqui, seja contra ou a favor. Eu não fui cota. Academia não me elegeu por eu ser um negro escritor. Me elegeu porque sou um escritor, um professor."

    Atual secretário-geral da ABL, Proença sucede o diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti, que cumpriu dois mandatos na presidência, a partir de 2013.

    Quinto ocupante da cadeira 28, Proença entrou na ABL em 2006, na sucessão de Oscar Dias Corrêa. Professor, publicou 65 livros didáticos, de crítica, ensaios, poesia e romances, além de ter organizado antologias.

    O novo presidente encabeça uma diretoria que tem ainda a escritora Nélida Piñon como secretária-geral, a também escritora Ana Maria Machado como primeira-secretária, o jornalista Merval Pereira como o segundo e Marco Lucchesi como tesoureiro.

    É a primeira vez que há duas mulheres na equipe. Ambas são ex-presidentes.

    A nova diretoria tomará posse no dia 17 de dezembro, às 17h, também no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. O mandato é de um ano e, pela tradição da casa, é renovado por igual período.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024