• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 00:43:55 -03

    'Encrenca' cresce em audiência com memes e ultrapassa 'Pânico!'

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    06/12/2015 02h37

    Os executivos da RedeTV! procuraram em 2014 os apresentadores do programa de rádio "Quem Não Faz Toma!", da paulistana 89 FM, com uma proposta: que eles criassem um novo programa nos moldes do "Pânico!" –que havia migrado para a Band em 2012.

    Algo entre as brincadeiras violentas do norte-americano "Jackass" e garotas de roupas curtas como assistentes de palco, contam os apresentadores Tatola, Dennys, Angelo e Ricardinho.

    Eles bateram o pé. Queriam um programa mais "familiar". Acabou saindo o "Encrenca", que estreou em junho de 2014. Misturando esquetes de comédia com vídeos engraçados da internet, marcou 0,8 ponto de audiência na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).

    Adriano Vizoni/Folhapress
    SAO PAULO - SP - BRASIL, 01-12-2015, 16h20: PROGRAMA ENCRENCA. Retrato dos integrantes do programa humoristico Encrenca, da rede TV.: Angelo, Dennys, Tatola e Ricardinho. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO FSP***
    Os apresentadores do 'Encrenca' no topo de uma rádio em SP

    Já no último domingo (29), fechou com 5,5 pontos, à frente do rival "Pânico" (3,5 pontos). Tornaram-se a principal audiência da RedeTV!.

    Em uma palavra, e aos risos, os apresentadores definem o próprio programa como "tosco". A graça vem do humor singular das "videocassetadas" –como o de ver um bebê tropeçar e cair dentro de uma tigela de água de cachorro– ou de vídeos que viralizam na internet –como a "senhora" que foge correndo de uma repórter da Globo.

    Os humoristas atribuem o sucesso à volatilidade da internet, que habituou o público a vídeos curtos. O "Encrenca", dizem, é como navegar por uma rede social em busca de risadas.

    Tanto que o supertrunfo do programa é o quadro "Zap Zap", em que a produção reproduz vídeos que recebe via WhatsApp –são mais de 1.000 por semana.

    "Antigamente, o Tom Cavalcante fazia o cachaceiro Canabrava, que bate com a cabeça na porta", diz Tatola. "Hoje, o bêbado vem pronto. Você bebe umas, mete a cabeça no vidro, sua mulher filma e manda para a gente." Cuidado, pois.

    NA TV
    Encrenca
    QUANDO às 19h55, na RedeTV!

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024