• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 10:17:48 -03

    'Star Wars' turco tem cenas roubadas do original, ninjas e zumbis peludos

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    15/12/2015 15h00

    Na semana em que estreia o aguardado sétimo episódio da franquia "Star Wars", vale revisitar uma pérola perdida no lado escuro do cinema turco: o filme "Dünyayı Kurtaran Adam" ("O Homem que Salvou o Mundo"), que ganhou o epíteto de o "Star Wars turco".

    Dirigido em 1982 por Çetin İnanç, o filme contém cenas de batalhas subtraídas da própria trilogia original de George Lucas, além de tomar emprestadas muitas das passagens do roteiro. O filme ainda exibe imagens dos programas espaciais dos Estados Unidos e da União Soviética.

    Na trama, dois astronautas desembarcam por acidente num planeta desértico. Um deles é Murat, vivido pelo ator de filmes de ação turcos Cüneyt Arkin.

    Os dois astronautas descobrem que o tal planeta desértico é habitado por cavaleiros com roupas de esqueleto e um vilão feiticeiro –de capacete de espinhos– que tenta fazer com que os heróis lutem numa arena. Ao buscarem abrigo numa caverna, os dois são assolados por zumbis –trajados com fantasias peludas como as de personagens que animam parque de diversão.

    Num trecho, os dois heróis acabam chegando a uma cantina cheia de alienígenas, bem parecida com a de Mos Eisley, por onde passam Luke Skywalker e Obi-wan Kenobi no "Star Wars" original.

    Após uma série de batalhas, que envolvem uma gigantesca espada em forma de raio, Murat fica frente a frente com o vilão. Ele resolve o problema na porrada: o corta ao meio com goles de caratê.

    A trilha sonora também é "roubada": tem canções de "Indiana Jones", "Ben-Hur" e "007 Contra o Foguete da Morte".

    Hoje em dia, o filme é uma espécie de cult e está disponível na íntegra –e com legendas em inglês– no YouTube.

    Veja o filme completo:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024