• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 06:02:16 -03

    Bailarino do American Ballet Theatre dança 'O Quebra-Nozes' em São Paulo

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    16/12/2015 12h42

    Tradicional na agenda de fim de ano de São Paulo, o balé "O Quebra-Nozes" da companhia Cisne Negro vai ter uma participação de fôlego em três sessões, nesta quarta (16), na sexta (18) e no sábado (19).

    As apresentações contam com a atuação de Marcelo Gomes, bailarino amazonense que há dezoito anos dança no American Ballet Theatre e hoje assume o posto de bailarino principal do grupo.

    Com seu porte atlético e o reconhecimento entre críticos de que dança tão bem quanto atua, Gomes só aparece no segundo ato da peça —fábula que, sob música de Tchaikovsky, narra a história de amizade entre uma menina e um soldado de brinquedo especialista em quebrar nozes. No enredo, ele assume o papel de um príncipe que recebe a dupla protagonista no chamado "mundo dos doces".

    Leticia Moreira - 24.ago.2011/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 24-08-2011, 10h30: Rerasto do bailarino Marcelo Gomes, 32, durante aquecimento para o seu treino na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Ele e o primeiro-bailarino do Americo Ballet Theater, uma das principais companhias de bale do mundo. (Foto: Leticia Moreira/Folhapress, ILUSTRADA) *** EXCLUSIVO FOLHA***
    Rerato do bailarino Marcelo Gomes, 32, durante aquecimento para o seu treino na Oficina Cultural Oswald de Andrade

    Para o artista, esse é um espetáculo que "marca a vida de qualquer bailarino". "E é incrível como atinge o público, tendo sua primeira versão há mais de cem anos", diz. "Ainda faço 'O Quebra-Nozes' como se fosse a primeira vez."

    Ele não sabe em quantas montagens deste mesmo balé já dançou, mas lembra de ter feito papéis diversos, "do ratinho, do russo, do espanhol, do irmão da Clara [a protagonista]".

    Hoje com 36 anos, Gomes conta à Folha que, com o avanço da idade, passou "a entender mais seus papéis" e que "ao mesmo tempo", precisou redobrar cuidados com o corpo.

    "Você não tem mais o corpo dos 20 anos, tem de se prevenir contra machucados, ficar forte para aguentar uma noite que dura três horas no palco".

    Heloísa Bortz/Divulgação
    O Quebra-Nozes - Cisne Negro Cia. de Dança
    O espetáculo "O Quebra-Nozes", da Cisne Negro Cia. de Dança

    O artista, inclusive, já parou de fazer alguns balés do repertório clássico. "'Don Quixote', não faço mais, por exemplo". Nos últimos anos, tem preferido obras contemporâneas, como as parcerias com o coreógrafo inglês Matthew Bourne, e também passou a se dedicar a uma nova possibilidade: a carreira de coreógrafo.

    Para quem quiser ver o bailarino atuando no sábado (19), a dica é prestar atenção ao horário. Gomes participa apenas da sessão às 20h. A apresentação vespertina (das 17h) contará com Cícero Gomes, primeiro solista do Theatro Municipal do Rio.

    O QUEBRA-NOZES
    ONDE Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 11 5693-4000)
    QUANDO qua. e qui., às 21h, sex., às 21h30, sáb., às 17h e às 20h, dom., às 15h e às 19h
    QUANTO R$ 50 a R$ 110

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024