• Ilustrada

    Tuesday, 18-Jun-2024 10:35:36 -03

    Estreia de 'Star Wars' em SP tem fãs fantasiados e aplausos efusivos

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO
    SANDRO MACEDO
    EDITOR DO "F5"

    17/12/2015 02h54

    Luva de caminhada, cinto roubado do pai, blusa da mãe, capa da tia, dois sabres de luz de brinquedo, uma máscara.

    Trajados de Darth Vader e Luke Skywalker, os primos Luca, 10, e Rodrigo Gertrudes, 8, estavam prontos para a primeira sessão da estreia de "Star Wars –Episódio 7: O Despertar da Força", à 0h01 da quinta-feira (17), no Shopping Iguatemi JK, em São Paulo.

    "Acho que vai ser legal. Tô esperando faz muito tempo", diz Luca, tirando o capacete de Darth Vader colocado sobre os óculos de aro azul para falar com a reportagem – ele era bebê quando o último dos "Star Wars" estreou nos cinemas, em 2005.

    Quatro das oito salas de cinema daquele shopping estavam ocupadas (e com lotação máxima) pelo mais recente episódio da saga lançada por George Lucas em 1977 e que retorna em seu sétimo episódio sob a batuta do diretor J. J. Abrams.

    Às 23h, o saguão do cinema já estava tomado por fãs, que em sua maioria haviam comprado os ingressos (R$ 23 a meia entrada) na pré-venda, em outubro.

    Boa parte do público vinha com roupas da saga –camisetas pretas com o logo em amarelo, blusas com estampa dos botões do robô R2D2–, dois com pantufas peludas de Chewbacca, enquanto pouco mais de uns 20 ousavam se fantasiar.

    Dreiky Fraga confeccionou o próprio robe de cavaleiro jedi com um pano marrom. Obi-wan Kenobi? Luke Skywalker? "Não, nenhum especificamente. Até porque não me acho parecido com nenhum deles", disse o analisa de sistemas de 25 anos, brinco e cabelo escuro, que tem como primeira lembrança da saga a imagem dos ursinhos ewoks de "O Retorno de Jedi" (1983), visto nalguma sessão da tarde.

    O analista de sistemas Gleisson Bezerra, 37, improvisava trajes de um dos personagens novos do filme: Kylo Ren (Adam Driver). Botou uma máscara de papelão do personagem, e o casaco de moletom preto com capuz fez as vezes do manto negro do novo vilão. Empunhava também um sabre de luz vermelho comprado a US$ 130 nos EUA.

    O estudante João Victor Donghia, 12, também quis homenagear um dos novos personagens: o herói desertor Finn (John Boyega). Para isso, vestiu-se com fantasia de stormtrooper, os capangas de armadura branca.

    No shopping Metrô Santa Cruz, na zona sul da cidade, também houve fãs a caráter para a sessão da 0h01: Darth Vader reinava entre as camisetas, embora houvesse também quem trajasse de mestre Yoda e Han Solo. Um casal se maquiou de Darth Maul, vilão de "A Ameaça Fantasma" (1999). Quem vinha mascarado recebia pedidos de fotos.

    Ao apagar das luzes no Santa Cruz, as pessoas urraram, embora ali tenham segurado o início da sessão para que toda a sala enchesse –o lobby estava completamente lotado.

    No shopping JK as sessões também tiveram um atraso de poucos minutos. Houve aplausos quando subiram os créditos iniciais da saga, o tradicional letreiro amarelo de abertura ao som da trilha de John Williams. O público também urrou e aplaudiu quando, lá pelos 40 minutos de filme, surgiram em cena Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew), personagens da trilogia clássica que não apareciam desde 1983.

    Ao final da sessão, tanto no JK quanto no Santa Cruz, o filme foi aplaudido efusivamente.

    *

    Relembre os seis primeiros filmes da saga "Star Wars":

    Editoria de Arte/Folhapress
    STAR WARS ESPECIAL
    STAR WARS ESPECIAL
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024