• Ilustrada

    Wednesday, 26-Jun-2024 03:32:43 -03

    Tradicional concurso de marchinhas carnavalescas abre inscrições

    DE SÃO PAULO

    21/12/2015 15h23

    A Fundição Progresso abriu as inscrições para a 11ª edição do tradicional Concurso de Marchinhas Carnavalescas, que elegerá a melhor canção para o carnaval 2016 e homenageará Noel Rosa, autor de clássicos como "Pierrô Apaixonado" e "As Pastorinhas".

    O prazo de submissão acaba em 5 de janeiro, dando início à fase classificatória, quando o júri especializado escolherá as cinco finalistas. A lista será anunciada em 15 de janeiro, e as escolhidas seguem para uma votação on-line —a primeira em mais de uma década de competição— entre 23 de janeiro e 6 de fevereiro.

    Para se inscrever no concurso, os interessados devem cadastrar suas marchinhas e submetê-las em formato MP3 no formulário oficial. A gravação da canção não precisa ter acompanhamento instrumental, basta incluir letra e melodia entoada.

    Paprica Fotografia/Divulgação
    Evento do Concurso de marchinhas
    Evento do Concurso de Marchinhas Carnavalescas, na Fundição Progresso

    "Se a música for boa, as chances são as mesmas. Uma das três vencedoras de 2012, 'Batata no palito', de Jorge Luiz Manga, foi gravada pelo autor no gogó e com acompanhamento de uma caixinha de fósforo. E ele não era músico", conta Vanessa Damasco, diretora do concurso e presidente do júri.

    Para concorrer, o candidato precisa ser maior de 18 anos, mas menores de idade podem assinar como coautores. A temática é livre e cada autor pode inscrever até três músicas.

    A marchinha campeã será revelada na abertura do Carnaval da Lapa, em um "baile de salão a céu aberto" com entrada franca. O prêmio é de R$ 10 mil para o autor campeão, e R$ 3.000 para o segundo colocado.

    Mais de 9 mil músicas foram inscritas desde 2005, primeiro ano do concurso. Nas últimas edições, as vencedoras foram "Vovô Ampulheteiro", de André Mesquita, Alberto Silva, Bozo e Moreira Junior (2013), "Cadê a Viga", de Rita e Cássio Tucunduva (2014) e a pernambucana "Adoro Celulite", de Jota Michiles e Gustavo Krause (2015).

    O histórico e as finalistas dos últimos concursos estão disponíveis no banco de dados virtual do evento.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024