• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 05:22:56 -03

    Secretário municipal de Cultura quer tombar garçonnière de Oswald

    MAURÍCIO MEIRELES
    COLUNISTA DA FOLHA

    22/12/2015 02h00

    Depois de ficar décadas esquecida e só agora ter sido reencontrada, a lendária garçonnière de Oswald de Andrade pode ser declarada patrimônio imaterial da cidade de São Paulo. E uma placa deve ser afixada ao prédio da rua Líbero Badaró, 452, onde ela fica.

    A informação é do secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, que planeja iniciar os trâmites em breve.

    A localização a garçonnière foi revelada pela Folha neste domingo (20). A descoberta é do pesquisador José Roberto Walker, que trabalha em um romance sobre Oswald.

    "É um lugar de referência importante. Preciso consultar o Conpresp [Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental]", diz Nabil.

    O prédio da Líbero Badaró, segundo o secretário, já é protegido como patrimônio material desde 1992, quando uma série de imóveis na região do Vale do Anhangabaú foram tomados.

    O Conpresp é um conselho formado pelo poder público e por membros da sociedade civil, que toma decisões sobre o tombamento na esfera municipal. Mas a decisão só pode ser feita depois de um parecer técnico do Departamento de Patrimônio Histórico.

    O imóvel é um fato folclórico na história do modernismo. Era ali que Oswald encontrava sua amante, Miss Cyclone, mas também reunia outros intelectuais, como Monteiro Lobato e Menotti Del Picchia.

    O grupo de boêmios deixava rabiscos em um livro, que acabou publicado em 1987 com o título de "O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo" (Biblioteca Azul).

    "Seria bom também dar um uso para aquele trecho, tão importante para a história de São Paulo", diz José Roberto Walker, autor da descoberta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024