• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 20:12:44 -03

    Lemmy Kilmister, vocalista do Motörhead, morre aos 70 anos

    DE SÃO PAULO

    28/12/2015 23h03

    Morreu na noite de segunda-feira (29) Lemmy Kilmister, vocalista da banda inglesa Motörhead.

    De acordo com uma publicação na página oficial da banda no Facebook, Lemmy descobriu um câncer no dia 26 de dezembro, dois dias após completar 70 anos. "Ele morreu depois de uma luta breve contra um câncer agressivo", diz o texto.

    Criado em 1975, o Motörhead era um trio com som extremamente rápido e pesado. Lemmy foi seu fundador, baixista, compositor e cantor, sendo sua voz gutural uma das marcas registradas da banda. Influenciou, assim, tanto o heavy metal dos anos 1970 e 1980, com suas variações mais tenebrosas, quanto o punk descompromissado que estourou na Inglaterra com os Sex Pistols, em 1977.

    Lemmy tinha uma personalidade forte e não escondia sua rebeldia, seu apetite por drogas e álcool. O vocalista já afirmou que bebia uma garrafa de uísque por dia, desde os 30 anos.

    assista ao vídeo

    Lemmy morreu em casa, na companhia de familiares. O fato ocorreu pouco mais de um mês depois da de outro integrante da banda. Em 11 de novembro, o baterista Philthy Animal -apelido de Phil Taylor- morreu aos 61 anos (a causa não foi divulgada).

    O Motörhead veio pela última vez ao Brasil em abril. Na última hora, Lemmy cancelou o show na edição 2015 do festival Monsters of Rock, em São Paulo, por causa de problemas gastrointestinais, segundo disse na época. Cinco dias depois, a banda se aprsentou no Estádio do Zequinha, em Porto Alegre.

    assista ao vídeo

    Após o anúncio da morte do vocalista, Ozzy Osbourne, lenda do rock, publicou seu lamento no Facebook. "Perdi um dos meus melhores amigos hoje", disse. Outros músicos e artistas também usaram as redes sociais para falar sobre Lemmy.

    JIMI HENDRIX

    Ian Fraser "Lemmy" Kilmister nasceu em Staffordshire, na Inglaterra, em 24 de dezembro de 1945. Decidiu se tornar músico quando tinha cerca de 20 anos, depois de ver um show dos Beatles.

    No fim dos anos 1960, Lemmy foi roadie de Jimi Hendrix, preparando a guitarra para os shows do músico.

    Em entrevista à revista "Rolling Stone" em 2010, o guitarrista comentou sobre o trabalho na época: "Não consegui o emprego por talento ou qualquer coisa assim. Mas eu via muito Jimi tocar. Duas vezes por noite durante cerca de três meses. Quando ele se apresentava, era mágico. Você o via e o tempo e o espaço paravam".

    Em 1972, foi contratado para assumir o baixo da banda britânica Hawkwind -na época, ele não tinha experiência alguma no instrumento. Aprendeu rapidamente e atuou em álbuns que foram aclamados pela crítica, como "Space Ritual". Também fazia o vocal em algumas canções -"Silver Machine" foi uma delas, e chegou a ficar em terceiro lugar nas paradas britânicas.

    Desde 1975, Lemmy era o vocalista, baixista, compositor principal e fundador do Motörhead. Desde então, a banda lançou mais de 20 álbuns de estúdio e vendeu 30 milhões de discos no mundo.

    "Aparentemente eu sou indestrutível", disse o músico, em entrevista do jornal britânico "The Guardian", em 2014. Disse ainda que apenas a morte o afastaria da música. "[Vou continuar fazendo música] Enquanto eu puder andar poucos metros entre o começo e o fim do palco sem uma bengala", brincou. "Ou mesmo se eu tiver que usar bengala."

    Dentre seus grandes discos estão "Overkill" (1979), "Ace of Spades" (1980) e "Orgasmatron" (1986). O último foi "Bad Magic", lançado em agosto de 2015.

    "MINHA VIDA FOI BOA"

    Em entrevista recente à revista "Classic Rock", Lemmy falou sobre a doença e a morte.

    "A morte é inevitável, não é? Você fica cada vez mais propenso a ela quando atinge a minha idade. Não me preocupo com isso. Estou pronto para morrer. Se eu morrer amanhã, não posso reclamar. Minha vida foi boa."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024