• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 03:18:18 -03

    Oscar 2016

    Conheça Lisa, protagonista deprê de animação indicada ao Oscar

    DE SÃO PAULO

    19/01/2016 13h17

    Reprodução
    Cena do filme "Anomalisa"
    Cena do filme "Anomalisa"

    "Anomalisa", animação nem tão animada assim, é um dos filmes que disputam com o nacional "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, o Oscar de melhor do gênero.

    O longa estreia no próximo dia 28 no Brasil, mas terá sua primeira exibição pública na próxima sexta (22), no Caixa Belas Artes, em São Paulo.

    A produção em stop-motion narra o encontro de Michael, um desmotivado palestrante motivacional, com Lisa, funcionária de telemarketing sem muito traquejo social e com baixíssima autoestima.

    "Ela é bem comum, incrivelmente autodepreciativa e um pouco tímida. Ela sabe quem é e aceita seu mundo", diz, em vídeo de apresentação da personagem, a atriz Jennifer Jason Leigh, que dubla a estrela deprê do longa.

    "Ela esta em paz com tudo que pensa sobre si mesma", acrescenta.

    assista

    Para Michael, todas as pessoas ao redor têm os mesmos rostos e mesmas vozes -no filme, são fantoches dublados pelo mesmo ator. Todos, menos Lisa.

    Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Veneza, em setembro do ano passado, a animação é dirigida pelos americanos Duke Johnson ("Marrying God") e Charlie Kaufman, vencedor do Oscar pelo roteiro de "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004).

    O universo existencialista de personagens desamparados é comum na obra de Kaufman. Diretor de "Sinédoque Nova York" (2008), ele é mais conhecido como roteirista de "Quero Ser John Malkovich" (1999) e "Adaptação" (2002), além de "Brilho Eterno".

    "Anomalisa" era originalmente um projeto de leitura dramática e ganhou apoio via campanha de financiamento coletivo para se tornar a primeira animação do diretor.

    O filme consumiu mais de mil figurinos e objetos de cena, teve 118 mil quadros filmados e foi realizado em três anos (veja making of abaixo).

    assista

    NOITÃO CHARLIE KAUFMAN
    QUANDO sexta (22/1)
    ONDE Caixa Belas Artes (r. da Consolação, 2423, tel. 11 2894 5781)
    QUANTO R$ 34
    INFORMAÇÕES www.caixabelasartes.com.br

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024