• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 11:47:24 -03

    Chico Buarque e Maria Bethânia se reencontram no palco

    JULIANA CUNHA
    EDITORA-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    26/01/2016 02h14 - Atualizado às 12h02

    Ricardo Borges/Folhapress
    Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 08/06/2015; Entrevista com a cantora Maria Bethania na gravadora Biscoito Fino na cidade do Rio de Janeiro. ( Foto: Ricardo Borges/Folhapress ) *** EXCLUSIVO FOLHA ***
    A cantora Maria Bethânia durante entrevista na gravadora Biscoito Fino, no Rio, em 2015

    Em 1975, Chico Buarque e Maria Bethânia gravavam um disco de duetos, fruto de uma longa temporada de apresentações no Canecão, no Rio.

    Entre as músicas, "Noite dos Mascarados", sobre o encontro entre dois foliões sem nada em comum, e "Tanto Mar", censurada pela ditadura. O álbum foi a parceria mais significativa dos dois.

    Difícil esquecer versões como a de "Bem Querer", em que Chico entra primeiro, a voz sóbria narrando uma história de amor trágica. Bethânia vem em seguida, com os mesmos versos, mas num tom mais dramático. O ouvinte fica meio zonzo, sem saber o que abala mais, se a calma de um ou o tom ameaçador da outra.

    Nesta terça (26), Chico e Bethânia quebrarão o hiato de 14 anos sem dividir um palco: estarão juntos no tradicional Show de Verão da Mangueira, no Vivo Rio. Na quarta (27) se apresentarão no Tom Brasil, em São Paulo.

    O show anual, que arrecada fundos para o desfile da escola, trará ainda Alcione, Mariene de Castro, Mart'nália, Angela Ro Ro, Sombrinha, Rosemary, Tantinho da Mangueira e a portuguesa Carminho. Cada artista deve tocar três músicas, selecionadas pelo diretor musical do espetáculo, Tulio Feliciano.

    Bethânia é a homenageada da escola neste ano, com o samba-enredo "Menina dos Olhos de Oyá". Em seis setores, o desfile falará de elementos que compõem o universo criativo da cantora.

    "Não é uma biografia, vamos mostrar quem ela é pelos elementos que a caracterizam, pelo que a inspira", diz o diretor de Carnaval, Júnior Schall.

    A cantora, que desfilará na avenida, colaborou com o enredo, conversando com o carnavalesco Leandro Vieira.

    O desfile abrirá com o tema da religiosidade e do sincretismo e trará alegorias de suas canções —como um carro do pássaro carcará, referência à canção de mesmo nome que lançou Bethânia, em 1965.

    Já Chico é o homenageado do Show de Verão, do qual participa desde a primeira edição, há 14 anos. A Mangueira não divulgou que músicas os dois vão cantar, mas confirmou que haverá dueto.

    ATUALIZAÇÃO

    Após o fechamento da edição, a assessoria de Maria Bethânia informou as músicas que ela cantará no show. Com Chico Buarque, serão "Olhos nos Olhos" e "Sem Fantasia". Depois, ela cantará sozinha "Carcará", música que a lançou como artista, em 1965, "Vento de Lá", "Reconvexo" e "O que é o que é".

    No fim da apresentação, todos os artistas cantam juntos o samba da Mangueira deste ano, "Maria Bethânia — A menina dos olhos de Oyá".

    Colaborou o RIO

    SHOW DE VERÃO DA MANGUEIRA
    QUANDO ter. (26), às 21h30 (Rio), e qua. (27), às 21h30 (São Paulo)
    ONDE Vivo Rio, av. Infante Dom Henrique, 85, Rio, tel. (21) 2272 2901; Tom Brasil, r. Bragança Paulista, 1.281, São Paulo, tel. (11) 4003-1212
    QUANTO R$ 150 a R$ 300 (ingressos esgotados para Rio e São Paulo)
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024