• Ilustrada

    Friday, 17-May-2024 00:41:11 -03

    Com filmes de Tarantino e Charlie Kaufman, atriz retorna aos holofotes

    GUILHERME GENESTRETI
    ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

    27/01/2016 02h22

    A atriz norte-americana Jennifer Jason Leigh já mostrou os seios em mais de dez filmes e ficou totalmente nua em "Mulher Solteira Procura..." (1992). Mas conta que foi com a animação "Anomalisa", na qual ela só dubla a marionete Lisa, que se sentiu mais envergonhada.

    "Não parece fazer sentido porque estávamos vestidos, numa sala escura de dublagem, mas é que foi muito mais intimista", diz ela à Folha.

    Jennifer se diz tímida, um pouco deslocada socialmente, assim como sua personagem em "Anomalisa": uma atendente de telemarketing de pouco charme –o nome do longa é uma corruptela entre "anomalia" e "Lisa".

    "Num set me sinto em casa, mas não sei me comportar em festas. Fui a uma reunião de pais e professores na escola do meu filho e tremi só para dizer meu nome em voz alta."

    Leigh é candidata a gaguejar no palco do Dolby Theater, em Los Angeles, no mês que vem: está indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel como Daisy Domergue em "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino. "Anomalisa" também concorre ao prêmio, na categoria melhor animação.

    "Daisy é o oposto de Lisa: é louca, selvagem, odiável", foi a única coisa que a atriz comentou a respeito do filme de Tarantino, que na época da entrevista, em setembro do ano passado, ainda não havia estreado e estava guardado a sete chaves.

    Andrew Cooper/The Weinstein Company/AP
    Jennifer Jason Leigh em 'Os Oito Odiados', de Tarantino
    A atriz americana Jennifer Jason Leigh em cena de 'Os Oito Odiados', longa de Quentin Tarantino

    Com dois de seus filmes concorrendo a estatuetas na maior premiação do cinema, Leigh de certa maneira retorna ao primeiro time de atores hollywoodianos.

    Seu nome é hoje o décimo mais buscado no IMDb, banco de dados sobre cinema, popularidade que ela só teve quando era figura fácil em produções dos anos 1980 e 1990 como "Picardias Estudantis" (1982) e "Short Cuts - Cenas da Vida" (1993).

    "Antes havia produções de orçamento médio. Hoje só se faz filmes muito baratos ou muito caros", diz a atriz de 53 anos –e 90 trabalhos em quatro décadas de carreira.

    ANOMALISA
    DIREÇÃO Charlie Kaufman e Duke Johnson
    PRODUÇÃO EUA, 2015, 14 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (28)

    OS OITO ODIADOS
    (THE HATEFUL EIGHT)
    DIREÇÃO Quentin Tarantino
    ELENCO Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh
    PRODUÇÃO EUA, 2015, 18 ANOS
    QUANDO em cartaz

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024