• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 21:27:03 -03

    Rapper Wiz Khalifa, ativista pop da maconha, apresenta-se em São Paulo

    CAROL PRADO
    DE SÃO PAULO

    31/01/2016 02h39

    Wiz Khalifa não faz o tipo popstar como alguns de seus colegas do rap, gênero protagonizado por astros como Kanye West e Jay Z. Costuma dizer que não se importa com sua popularidade.

    Mas é só tipo: o músico, que faz show neste domingo (31) em São Paulo, é dono do megahit "See You Again", tema de "Velozes e Furioso 7". A canção alcançou o topo da "Billboard" e tem o clipe mais visto de 2015 no YouTube.

    O segredo do sucesso? "Ser você mesmo", diz à Folha.

    Não tão fácil: a música demorou a chegar em suas mãos, segundo o rapper 50 Cent contou em entrevista recente. Junto com Eminem, ele teria sido inicialmente convidado a gravá-la.

    Escute o disco

    Khalifa não confirma a história. Diz que a Universal, produtora do filme automobilístico, queria "alguém novo", que desse "eficiência sonora à marca". "Eu trabalhei nisso por um tempo e eles realmente gostaram do que eu e Charlie [Puth, que participa da música] fizemos."

    MACONHA

    Na rápida conversa por telefone, o rapper foi sucinto sobre a maioria dos assuntos, sob a orientação de que não falaria da vida pessoal. A regra não valeu para o tópico maconha, tema recorrente em seu trabalho.

    Dan Folger/Divulgação
    O rapper Wiz Khalifa em imagem de divulgacao. Foto: Dan Folger/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O rapper norte-americano Wiz Khalifa, dono do clipe mais visto em 2015 no YouTube, posa para foto

    Com sua própria linha de acessórios para fumar e uma marca de erva medicinal, ele é uma espécie de ídolo da causa. Diz estar na "linha de frente" pela legalização. "Trabalho para levar [a maconha] às pessoas que precisam."

    Nos shows do cantor, que em 2014 foi preso no Texas por posse da droga, é comum baseados voarem até o palco –em sua última passagem pelo Brasil, em 2013, um fã o gravou dando um trago no palco em Florianópolis.

    Khalifa iniciou a carreira aos 16 anos, participando de mixtapes. Desde o álbum de estreia, "Show and Prove", de 2006, foram cinco discos. O próximo, "Khalifa", está previsto para sair em 5/2.

    Com estilo despretensioso, ele acredita que, não, o rap não é o novo rock –como avaliam alguns, por causa da crescente presença do gênero entre as mais tocadas. Mesmo assim, faz um paralelo.

    "O rap tem uma energia jovem, criativa. Isso é o que lembra as pessoas da forma como o rock costumava ser", afirma. "O rap avança pelo mesmo caminho." Mas ainda não está em seu melhor momento, ele diz.

    WIZ KHALIFA
    QUANDO domingo (31), 21h
    ONDE Espaço das Américas, r. Tagipuru, 795, tel. (11) 3864-5566
    QUANTO R$ 90 a R$ 340
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024