• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:16:07 -03

    Anti-herói das HQs, Deadpool chega ao cinema com palavrões e lutas ridículas

    RODRIGO SALEM
    ENVIADO ESPECIAL A VANCOUVER (CANADÁ)

    07/02/2016 02h02

    Vancouver, abril de 2015. Após atravessarmos um lamaceiro de fazer inveja aos festivais de rock ingleses e carcaças de carros misturadas às de naves futuristas, encontramos abrigo em uma tenda de plástico vagabunda.

    "Bem-vindos ao nosso luxuoso set de filmagens", nos recebe o ator Ryan Reynolds, vestindo o uniforme rubro-negro do anti-herói Deadpool, personagem de quadrinhos da Marvel criado em 1991 por Fabian Nicieza e Rob Liefeld.

    Não é o tipo comum de locação hollywoodiana,mas combina com "Deadpool". "O personagem ocupa um espaço com que ninguém na indústria se preocupa. É arriscado, um filme que quebra diversas regras", diz Reynolds, envolvido com o projeto desde 2004.

    Divulgação
    Cena do filme da Marvel Deadpool. Divulgacao. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O ator Ryan Reynolds como o anti-herói falastrão Deadpool

    À época, tudo era diferente para "Deadpool". O estúdio era outro (New Line) e vários diretores passaram pela cadeira (David S. Goyer, Robert Rodriguez) até a Fox assumir. Mas o estúdio não sabia o que fazer com o mercenário falastrão de rosto deformado que fala com o leitor, mata bandidos grotescamente e adora piadas de conotação sexual.

    Foi quando decidiram testá-lo em "Wolverine" (2009), primeiro filme solo do X-Men. O longa foi massacrado pela crítica e o personagem virou um vilão barato. "O estúdio subestimou o número de fãs", conta o ator. "Mas foi a melhor coisa que nos aconteceu."

    Os roteiristas Paul Wernick e Rhett Reese, de "Zumbilândia" (2009), foram chamados para recuperar a glória insana do personagem. "Escrevemos um roteiro mais infantil, sem sexo, palavrões ou violência. Mas a Fox queria fazer diferente e como os fãs desejavam", explica Reese.

    Apesar disso, a produção –agora com Tim Miller no comando– ainda não havia recebido o sinal verde. "O filme ficou seis anos à beira de ser confirmado. Era como uma relação amorosa tóxica. Parei de responder os e-mails do diretor para tentar esquecer", recorda-se Reynolds.

    Foi quando uma tática subversiva foi posta em prática: em julho de 2014, na San Diego Comic-Con, maior convenção de cultura pop dos EUA, o vídeo-teste com uma cena de ação fiel ao personagem "vazou" e os fãs enlouqueceram.

    O crime compensou. Dois meses depois, a Fox anunciou que lançaria "Deadpool" em fevereiro de 2016.

    "Deadpool" manteve o espírito anárquico que os fãs exigiram. E isso nos leva a Vancouver, chuvosa cidade canadense escolhida por produções em busca de economia. "Não somos uma franquia como 'X-Men'", diz Miller, que teve um orçamento de US$ 60 milhões.

    Mas não parece barato. A sucata lamacenta, palco para Deadpool (Reynolds) enfrentar o vilão Ajax (Ed Skrein), ganha um porta-aviões similar ao de "Os Vingadores".

    Reynolds esconde seu rosto de galã em boa parte do filme –sob a máscara ou a maquiagem que replica a deformação gerada pelo tratamento que desperta os poderes de regeneração do personagem.

    As piadas sujas e as lutas violentas que marcam os gibis estão no longa (a classificação no Brasil é de 16 anos). "Trocamos parte da bilheteria por um bom filme", diz Wernick.

    Para ampliar o universo da Fox, o X-Men Colossus (voz de Stefan Kapicic) e a mutante Míssil Adolescente Megassônico (Brianna Hildebrand) fazem participações. "Se 'Deadpool' for bem-sucedido, acho que ganha uma sequência antes de mergulhar no universo dos X-Men", diz Reese.

    "Mas vamos escrever a continuação no Havaí. Chega de chuva e frio."

    O jornalista RODRIGO SALEM viajou a convite da FOX

    *

    SANGUE E SUOR

    'Deadpool' não é o primeiro filme de super-herói para 'adultos' a sair dos gibis

    WATCHMEN (2009)

    Divulgação
    ORG XMIT: 545901_0.tif Cinema: o ator Jeffrey Dean Morgan em cena de "Watchmen ", do diretor americano Zack Snyder, uma adaptação de HQ. (Foto Divulgação)
    Jeffrey Dean Morgan em cena de "Watchmen", do diretor americano Zack Snyder

    No filme de Zack Snyder, há super-heróis amorais, nudez frontal, sexo e muita violência

    BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS (1998)

    Divulgação
    Cinema: o ator Wesley Snipes, em cena do filme "Blade - O Caçador de Vampiros", de 1998. (Foto: Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Wesley Snipes em cena do filme "Blade - O Caçador de Vampiros"

    Violento e divertido, chegou dois anos antes de a Fox lançar "X-Men" e dez antes de "Homem de Ferro" –1º longa do universo interligado da Marvel

    KICK ASS (2010)

    Divulgação
    Cinema: o ator Aaron Johnson, 20, é o personagem Kick-Ass no filme "Kick-Ass - Quebrando Tudo", adaptação da história em quadrinhos de Mark Millar. (Foto: Divulgação) *** PROIBIDA A PUBLICAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS ***
    Aaron Johnson como o herói Kick-Ass no filme "Kick-Ass - Quebrando Tudo"

    O tom mais violento e sarcástico em relação aos heróis é bastante semelhante ao de "Deadpool"

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024