• Ilustrada

    Tuesday, 23-Apr-2024 18:21:51 -03

    Análise

    Menos amor e mais Beyoncé teriam salvado o show do Super Bowl

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    08/02/2016 00h27

    Nos segundos finais do show do intervalo do Super Bowl, a frase "acredite no amor" apareceu estampada na plateia. Amor? Depois do que foi ao ar, só posso acreditar em Beyoncé. Esqueça Coldplay e Bruno Mars, que ficaram como coadjuvantes do espetáculo.

    Beyoncé é hoje a artista pop mais urgente e relevante dos Estados Unidos. Nos poucos segundos que teve sozinha em campo com sua trupe de dançarinas, a cantora ofuscou todo o resto de uma apresentação que deixou a pirotecnia de anos passados para trás e mergulhou sem dó na cafonalha.

    Mesmo com uma performance nada excepcional, ela provou que a arena do maior evento esportivo americano é feito para gigantes em campo e divas no palco. Não valem performances muito paradas ou sentimentais.

    Depois de uma sequência insossa de hits do Coldplay, com direito a uma orquestra que parece ter saído de uma escolinha de ensino médio qualquer nos arredores do estádio, Beyoncé entrou em campo seguindo o roteiro de flashback que pautou o show em homenagem aos 50 anos do Super Bowl.

    Vestia um figurino parecido com o de Michael Jackson, quando ele foi a estrela do show em 1993. Naquela ocasião, Jacko cantou "Black or White", seu libelo antirracista. Beyoncé relembrou a memória do astro cantando os primeiros versos de "Formation", música lançada na semana passada que é também um manifesto de exaltação da raça negra na era Obama.

    É uma pena que o Super Bowl tenha tentado encaixar na mesma apresentação a chatice açucarada do Coldplay. Bruno Mars, com "Uptown Funk", até dialoga com Beyoncé, mas limitou o potencial explosivo de uma canção como "Formation", atualíssima e poderosa.

    Não se esperam grandes mensagens políticas de um evento esportivo que fatura bilhões de dólares, mas o Super Bowl deste ano acabou não entregando nada, nem uma apresentação de encher os olhos –aliás, foi das mais pobres de todos os tempos– e nem uma mensagem muito clara.

    Mas é nessa zona indistinta, entre a festa publicitária e o vazio de um glamour efusivo, que algo de bom costuma surgir nesses momentos em que todos os olhos de um país, e nesse caso do mundo, se voltam para o mesmo evento. Menos "amor" e mais Beyoncé teriam feito mais pelos fãs de uma América menos problemática.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024