• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 20:47:12 -03

    crítica

    Premiado em Cannes seduz até detratores do cinema alternativo

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    11/02/2016 02h21

    Recomendar um drama, vencedor da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes do ano passado, sobre as dificuldades de criadores de ovinos na Islândia, pode soar como conversa para boi dormir.

    "A Ovelha Negra", porém, é um filme capaz de surpreender mesmo quem não se interessa pelo cinema "alternativo" que as premiações anunciam como a última maravilha.

    As primeiras imagens do longa lembram as cenas de abertura de um "western". O espaço aberto e vazio ganha uma amplitude que reduz a presença humana a algo pontual e isolado, mas que terá, em algum momento, de enfrentar a natureza inóspita.

    Vemos que a pouca interação daquela comunidade gira em torno da criação de uma raça local de ovinos. A distância que separa esses humanos anuncia o afastamento de dois irmãos que moram a poucos metros, mas há décadas não se falam.

    A perturbação da ordem funcional chega com a descoberta de uma doença num carneiro, o que exige o sacrifício de todo o rebanho.

    Divulgação
    Cena de "A Ovelha Negra"
    Cena de "A Ovelha Negra"

    Se a transposição da parábola bíblica do confronto entre irmãos assegura a universalidade da trama, o filme torna-se atual ao combinar esse tema com o dos efeitos de uma catástrofe econômica recente.

    Não seria exagero enxergar no processo de destruição da atividade dos protagonistas uma metáfora da crise financeira de 2008 que levou a Islândia à bancarrota.

    Lá como cá, cumprem-se decisões tomadas por especialistas em adiar o fim dos tempos, mas ninguém responde à questão mais básica: como sobreviver até lá?

    O cinema, ao contrário do noticiário econômico, se interessa por personagens, por dramas. Por isso, não custa lembrar que este não é um filme sobre ovelhas.

    A OVELHA NEGRA
    DIREÇÃO: Grímur Hákonarson
    ELENCO: Sigurður Sigurjónsson, Theodór Júlíusson
    PRODUÇÃO: Islândia, 2015, 14 anos
    QUANDO: estreia nesta quinta (11)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024