• Ilustrada

    Saturday, 15-Jun-2024 18:16:14 -03

    crítica filme na tv

    Embora tachado de filme nazista, 'Tropas Estelares' é obra libertária

    INÁCIO ARAUJO
    CRÍTICO DA FOLHA

    16/02/2016 02h01

    Às vezes é difícil saber se um filme não foi compreendido a seu tempo ou se foi boicotado pela indústria. É o caso de "Tropas Estelares" (1997, TC Action, 22h, 16 anos), notável ficção científica de Paul Verhoeven.

    Ali, homens enfrentam a invasão de insetos de outro planeta, com cérebro poderoso e tudo mais. Por conta de um filmete inserido logo no início, algo ou alguém decidiu rotulá-lo de nazista.

    Era bem o inverso: um filme libertário sobre (e contra) a globalização, ou seja, a americanização do mundo. E, nesse mundo "loirificado", de herói ariano, porém do sul do continente, quem seriam os insetos? Não é insensato pensar que somos nós, os "cucarachos".

    Ou seja, nazista uma ova. O filme ajudou a queimar Verhoeven nos EUA e a afirmar a Hollywood do século 21: autoritária e fútil. Ainda hoje: "Coração Iluminado" (1996, Canal Brasil, 0h15, 18 anos), de Hector Babenco.

    Divulgação
    Cena do filme "Tropas Estelares", de Paul Verhoeven. [FSP-Ilustrada-Acontece-13.05.98]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    Cena do filme "Tropas Estelares", longa de 1997 dirigido pelo realizador holandês Paul Verhoeven
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024