• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 02:40:05 -03

    Moda

    Após 23 anos, Alexandre Herchcovitch deixa grife que leva seu nome

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    23/02/2016 11h21

    O estilista Alexandre Herchcovitch não é mais diretor criativo da grife que leva seu nome, a Herchcovitch;Alexandre.

    Ele passou 23 anos na função. O desligamento foi anunciado nesta terça-feira (23) em um comunicado divulgado à imprensa, que não mencionou detalhes sobre os motivos que levaram à decisão.

    Fontes ligadas ao estilista disseram à Folha que, até a semana passada, ele negociava um acordo financeiro para a renovação do contrato com a InBrands. Procurado, o grupo ainda não divulgou informações sobre o fim do contrato. Até o início desta tarde, o conselho do grupo estava reunido para decidir o futuro das operações da grife

    Bruno Poletti/Folhapress
    O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch
    O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch

    O conglomerado de moda, formado por grifes como Ellus, Bobstore, Salinas, Richard's e VR, havia parado os investimentos para a abertura de lojas próprias da marca desde que a comprou, em 2008.

    De lá pra cá, os negócios da Herchcovitch;Alexandre ficaram restritos à loja do estilista na rua Melo Alves, em São Paulo, e em multimarcas espalhadas pelo Brasil.

    Desde o início da crise financeira no país, o grupo encerrou o contrato com diversas dessas multimarcas.

    A reportagem apurou que, até o ano passado, a marca de Herchcovitch respondia por apenas 1% do faturamento da InBrands.

    Ainda não está claro se o estilista, com o fim do contrato, poderá assumir uma outra grife ou mesmo abrir uma outra marca.

    Até a manhã desta terça (23), Herchcovitch não quis falar com a imprensa. Há duas semanas, quando foi questionado pela Folha, por telefone, se estava saindo de sua marca, negou e disse que "tudo está como antes. Nada mudou".

    Herchcovitch firmou-se nos últimos 20 anos como um dos mais importantes nomes brasileiros no mercado internacional da moda. Além da própria marca, teve passagens pela Cori, Zoomp e Ellus.

    Ele criava anualmente quatro coleções para a Herchcovitch;Alexandre, além de produtos licenciados para outras empresas. Suas criações são apresentadas na São Paulo Fashion Week e também foram mostradas na semana de moda de Nova York.

    Nesse momento, o estilista se prepara para lançar em março um reality show no canal pago Fox. Em "Corre e Costura", como foi chamado o programa produzido pela Conspiração Filmes, o designer será desafiado a criar roupas para pessoas que necessitam de um look para alguma ocasião.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024