• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 04:26:36 -03

    Oscar 2016

    Oscar é reconhecimento do jornalismo profissional, diz repórter de 'Spotlight'

    SÉRGIO DÁVILA
    EDITOR-EXECUTIVO

    01/03/2016 02h00

    Se o Oscar é um parâmetro, a demanda por histórias reais está em alta. Apenas na categoria de melhor ator, quatro dos cinco indicados interpretavam personagens baseados em pessoas de verdade, incluindo o caçador de peles vivido por Leonardo DiCaprio, revelado por uma reportagem publicada no jornal "The Port Folio", da Filadélfia, em 1825.

    Também a história que deu a "Spotlight" o grande prêmio da noite nasceu do esforço do jornalismo profissional de um time de repórteres do jornal "The Boston Globe", do qual fazia parte a norte-americana Sacha Pfeiffer, 44, interpretada no filme por Rachel McAdams.

    As duas têm sido fotografadas juntas nos tapetes vermelhos desde que o filme começou a chamar a atenção na temporada de prêmios. Neste domingo (28), após a festa do Oscar, Sacha falou à Folha por e-mail.

    *

    Folha - Você acredita que esse Oscar é um reconhecimento da importância do jornalismo profissional?
    Sacha Pfeiffer - Sim, o Oscar é o reconhecimento mundial da importância do jornalismo responsável e investigativo, e o "timing" dessa mensagem não poderia ser melhor, uma vez que o jornalismo impresso, em especial, está em uma situação financeira tão difícil. Espero que o filme leve muitos a assinar jornais locais e nacionais, seja a edição impressa ou a digital, porque essa receita é essencial para financiar esse tipo de trabalho.

    Pessoalmente, essa vitória vai mudar alguma coisa para você e para a equipe "Spotlight"?
    Não sei se e como isso vai mudar nossas vidas a longo prazo. No momento, estamos apenas muito felizes que esse filme adorável, muito poderoso tenha ganhado o prêmio principal. Espero que ele faça editores e publishers de outros veículos de imprensa se darem conta de quão importante é o jornalismo investigativo. Mesmo que os jornais continuem a reduzir suas equipes, jornalismo investigativo é um elemento que deveria ser preservado.

    Não acha irônico que o jornal cuja equipe de repórteres especiais inspirou esse filme tenha passado por problemas na entrega de exemplares semanas atrás? Você está otimista a respeito de nosso futuro como jornalistas?
    Sim, foi trágico que o "Boston Globe" estivesse vivendo uma catástrofe nas entregas ao mesmo tempo em que o filme estava ganhando tanta proeminência. Mas acho que isso foi apenas um erro raro, que está sendo corrigido o mais rápido possível.

    Não acho que possa dizer de forma entusiasmada que eu esteja otimista com nosso futuro como jornalistas, porque o setor de jornais enfrenta muitos desafios financeiros. Acho que ainda há excelentes repórteres e excelentes veículos de mídia ao redor do mundo, mas o modelo de negócios foi tão prejudicado pela internet que o futuro não parece muito promissor. Então espero que esse filme faça o público entender quão importante é ajudar o jornalismo ao comprar os jornais.

    Primeiro vocês ganharam o prêmio Pulitzer, agora o Oscar, o que vai acontecer a seguir? "Spotlight", o musical, na Broadway? Falando sério, qual é o próximo trabalho de vocês?
    Não tenho ideia do que vai acontecer agora. Por enquanto, estou só tentando dar conta da enxurrada de e-mails e mensagens de texto no meu computador e telefone por causa da vitória no Oscar. No curto prazo, vamos simplesmente voltar ao trabalho e continuar procurando reportagens importantes.

    SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS
    DIREÇÃO Tom McCarthy
    ELENCO Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams
    PRODUÇÃO EUA, 2015, 12 anos
    QUANDO em cartaz

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024