• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 19:58:37 -03

    'Simpsons' é mais nerd que 'Big Bang Theory', diz físico que estudou o desenho

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    06/03/2016 02h23

    Reprodução
    Livro desvenda segredos matemáticos dos Simpsons
    Homer aparentemente resolve o teorema de Fermat na oitava temporada de "Os Simpsons"

    E, M, C, S, Q, U. As letras que Maggie, o bebê da família, empilha usando blocos de brinquedo no segundo episódio de "Os Simpsons", exibido em 1989, seriam apenas uma combinação aleatória, não fossem elas uma homenagem à equação mais famosa da humanidade: E=MC², de Albert Einstein (em inglês, quadrado é "square").

    O matemático britânico Simon Singh, Ph.D. em física, chegou a achar que estava vendo pelo em ovo quando, em 2004, começou a notar essa e outras referências a teoremas matemáticos no desenho.

    Assista a trechos do episódio:

    Assista ao segundo episódio de "Os Simpsons";

    "OK, talvez eles nunca respondam", ele diz ter pensado ao escrever um e-mail para David Cohen, roteirista de um dos programas de TV mais populares do mundo –no Brasil, é exibido pela Band e pelo canal pago Fox.

    Eureca. Cohen não só confirmou a hipótese, mas respondeu mencionando outros exemplos na série. Em 2012, Singh viajou de Londres, onde vive, a Los Angeles, nos EUA, para entrevistar os roteiristas de "Os Simpsons".

    Da soma das entrevistas com a equipe nerd de escritores (há um Ph.D. em matemática aplicada por Harvard e o próprio Cohen é mestre em ciência da computação), o resultado é o livro "Os Segredos Matemáticos dos Simpsons". O título, de 2013, acaba de ser editado no Brasil pela Record.

    Singh não foi o primeiro, e provavelmente não será o último, a buscar referências nas 27 temporadas do seriado. Em 2007, o livro "Os Simpsons e a Filosofia" (Madras, 288 págs, R$ 34,90) usou a vida dos habitantes de Springfield para explicar princípios da moral e do pensamento filosófico –o título de um dos capítulos é "Assim Falava Bart: Nietzsche e as Virtudes de ser Mau".

    O programa nunca foi ingênuo: é conhecido pela crítica política e social. Mas que fosse sofisticado do ponto de vista matemático, isso foi uma surpresa para Singh, famoso em seu país após lançar o best-seller "O Último Teorema de Fermat" e dirigir séries que buscavam popularizar a sua ciência para a BBC.

    "Meu desafio não era achar novas referências em 'Os Simpsons', mas tentar transformá-las em uma narrativa que casasse com a história da matemática", ele explica.

    Com didatismo e ilustrações, o autor esclarece sua tese: "Os Simpsons" é o show mais refinado da televisão em termos científicos. "Muito mais que 'Big Bang Theory'", diz à Folha, comparando o desenho com a série famosa pelas alusões ao universo nerd.

    Singh torna a aritmética acessível até para quem recorre à calculadora para somar 2 + 2. Antes de elucidar uma piada com o número irracional "pi", ele explica como a humanidade (de Arquimedes a matemáticos chineses) levou séculos para chegar ao 3,14.

    Algumas piadas, porém, perdem a graça quando traduzidas –é o caso do episódio "Homer Torta" (2004), que depende da pronúncia do "pi" em inglês, idêntica à da palavra "torta". O número também havia aparecido em "Adeusinho, boboca", de 2001.

    Depois de analisar "Os Simpsons", o autor relata ter desenvolvido um "alerta nerd" para a cultura pop.

    "No novo 'Star Wars', Han Solo comenta que a Millenium Falcon completou a rota de Kessel em 12 parsecs. O tipo de coisa que dispara meu alarme, pois ele sugere ter feito um tempo recorde, mas 'parsec' mede distância. A única maneira de isso fazer sentido é se o Han se gabasse por encontrar um atalho no universo, talvez um buraco de minhoca." Mais um ponto para Einstein.

    OS SEGREDOS MATEMÁTICOS DOS SIMPSONS
    AUTOR Simon Singh
    EDITORA Record
    QUANTO R$ 45 (278 págs.)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024