• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 18:22:34 -03

    TV e Cinemateca celebram os 80 anos de José Mojica Marins, o Zé do Caixão

    DE SÃO PAULO

    13/03/2016 02h42

    Oito décadas se passaram desde que, numa sexta-feira 13, veio ao mundo a encarnação do diabo. O cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, completa 80 anos hoje (13) e ganha homenagens em emissoras da TV paga –Space e Canal Brasil– e em atrações gratuitas oferecidas pela Cinemateca Brasileira.

    A Cinemateca celebra a data com uma programação dedicada ao diretor. Por quatro semanas –de quinta a domingo–, a retrospectiva apresenta 20 filmes em sessões gratuitas.

    O Canal Brasil começa sua mostra "Zé do Caixão - 80 Anos", que segue até abril. Nas madrugadas de domingo para segunda, por seis semanas, a emissora apresenta os seis principais longas do cineasta paulistano.

    Já o Space, emissora que, em novembro de 2015, levou à televisão "Zé do Caixão", uma série original sobre os bastidores dos principais filmes de Mojica, homenageia o mestre do terror a partir das 19h15 de domingo (13), quando reexibe os seis episódios.

    O seriado é inspirado na biografia "Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins", escrita por André Barcinski, colaborador da Folha, e Ivan Finotti, editor da "Ilustrada".

    Além disso, à 0h de segunda (14), o canal apresenta o filme mais recente do qual José Mojica participa. "As Fábulas Negras", de 2014, é uma coletânea de cinco histórias dirigidas por cinco diretores –Mojica assina o segmento "O Saci".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024