• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 19:55:34 -03

    Robert De Niro retira documentário antivacinação do Festival de Tribeca

    DA AFP

    27/03/2016 17h32

    Um documentário do ex-médico britânico Andrew Wakefield, que alegou ter encontrado relação direta entre a vacinação de crianças e o autismo em 1998, foi removido no sábado (26) da programação do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York.

    "Vaxxed: From Cover-Up to Catastrophe" surpreendeu ao ser incluído como parte da Mostra devido à controvérsia envolvendo sua temática. Segundo médicos, estudo de Wakefield levou à morte de crianças por doenças que têm prevenção, como sarampo.

    A pesquisa foi derrubada pelo Conselho Médico Britânico, que acusou o médico de fabricar resultados e agir desonestamente ao publicar seus resultados. A revista médica "The Lancet" teve de se retratar por publicar o estudo de Wakefield. Ele foi proibido de praticar a medicina no Reino Unido por seu trabalho considerado irresponsável.

    Shannon Stapleton/Reuters
    Robert De Niro poses on the red carpet upon arriving for the 2014 Tribeca Film Festival opening night screening of 'Time Is Illmatic' in New York April 16, 2014. REUTERS/Shannon Stapleton (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT) ORG XMIT: SHN608
    Robert De Niro no tapete vermelho do Festival de Tribeca

    A decisão de exibi-lo no Festival de Tribeca veio de Robert De Niro, co-fundador do evento. Em comunicado emitido na sexta-feira (25), ele disse nunca antes ter interferido na programação do festival, mas dado o caráter pessoal do filme (o ator tem um filho autista), usou sua influência para fomentar a discussão sobre o assunto.

    No dia seguinte, a mostra voltou atrás em sua decisão de exibir o filme após protestos, que alegam o poder da mostra de fomentar o movimento antivacinação, reforçado pelo estudo já desacreditado de Wakefield.

    "Após analisar novamente o filme junto à equipe do festival e a membros da comunidade científica, chegamos à conclusão que exibi-lo não promoveria o debate da forma que eu gostaria. Este festival não procura evitar a polêmica, mas nos preocupam algumas partes do filme que nos impedem de exibi-lo", afirmou De Niro no sábado.

    O Festival de Cinema de Tribeca acontece de 13 a 24 de abril, em Nova York.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024