• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 08:15:48 -03

    Autor best-seller holandês vem à Flip para lançar livro sobre Santos Dumont

    CAROL PRADO
    DE SÃO PAULO

    11/04/2016 12h38

    Door Corbino/Divulgação
    O autor holandês Arthur Japin
    O autor holandês Arthur Japin

    O coração roubado (literalmente) de Santos Dumont guia o novo livro do autor holandês Arthur Japin, anunciado como convidado da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta segunda-feira (11).

    "O Homem com Asas" (Planeta), uma história do brasileiro que se tornou pai da aviação, será lançado no Brasil durante o evento, que acontece entre 29 de junho e 3 de julho em Paraty, no Rio de Janeiro.

    O episódio surreal —mas que, acredite, aconteceu de verdade— é o ponto de partida da trama: em 1932, um legista furtou, por motivos desconhecidos, o coração de Dumont, depois do suicídio do aeronauta, que viu sua criação ajudando a bombardear São Paulo durante a Revolução de 1932.

    Conservado em formol, o coração foi devolvido 12 anos depois e, hoje, está em um monumento no Museu Aeroespacial, no Rio.

    A investigação do caso norteia as passagens sobre a vida do filho de fazendeiro rico que, na vida adulta, chega a sofrer campanhas na imprensa por conta de sua sexualidade.

    "O Homem com Asas" foi lançado em setembro do ano passado na Holanda. Best-seller em seu país, Japin teve um único título publicado no Brasil, "Os Olhos de Lucia" (Companhia das Letras), sem sucesso expressivo.

    Entre os convidados já anunciados da Flip, estão ainda a britânica Helen Macdonald, que lançará "F de Falcão (Intrínseca), livro de memórias em que conta como usou o treinamento de um falcão para superar o luto, e os brasileiros Tati Bernardi, Ramon Nunes Mello e Caco Barcellos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024