• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 04:46:26 -03

    CRÍTICA

    Política neoliberal de Pinochet é abordada em longa chileno

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    13/04/2016 02h45

    Quem acredita em soluções instantâneas e milagrosas para a crise brasileira deveria ter assento VIP nas sessões de "Chicago Boys", produção chilena no É Tudo Verdade.

    Os diretores Carola Fuentes e Rafael Valdeavellano desmontam, pelo ângulo de seus autores, o chamado milagre econômico chileno durante a ditadura de Augusto Pinochet.

    Não se busca, como é recorrente em acerto de contas com o passado autoritário, apenas denunciar ou julgar cúmplices de regimes criminosos.

    Divulgação
    Filme documentario " Chicago Boys ". Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do documentário 'Chicago Boys', sobre milagre econômico na ditadura militar chilena

    A proposta, mais ampla, é investigar o contexto de emergência do ideário econômico neoliberal, o processo de formação de um grupo, acompanhar sua implantação e apontar efeitos no médio e no longo prazos. No plano da história, portanto, não das paixões.

    A gênese intelectual desses economistas acontece nos anos 1950, quando a Universidade Católica do Chile recebeu fomento norte-americano e iniciou intercâmbio de alunos chilenos em Chicago e professores visitantes em Santiago.

    Adeptos do guru ultraliberal Milton Friedman, esses jovens renegavam o projeto socialista de Salvador Allende, responsabilizaram o modelo estatal pela crise econômica que mobilizou a classe média contra o regime e saudaram o golpe que derrubou, em 1973, o presidente eleito em 1970.

    Eles ocuparam posições-chave durante a ditadura de Pinochet e alguns ainda sustentam o discurso de que são economistas, preocupam-se com a produção de riquezas e nada sabiam das torturas e desrespeito aos direitos humanos praticados à larga contra os opositores.

    "Chicago Boys" acerta em cheio ao privilegiar o formato entrevistas, no qual ficam evidentes os riscos do discurso econômico desconectado da política e da vida cotidiana.

    Se o desempenho da economia chilena de um lado confirma a eficácia do modelo, de outro ela apaga ou esconde os efeitos colaterais.

    As classes médias deram seu apoio e ainda curtem os benefícios. E o resto que o deus mercado não beneficiou? Ora, o resto que se dane.

    CHICAGO BOYS
    DIREÇÃO Carola Fuentes e Rafael Valdeavellano
    PRODUÇÃO Chile, 2015
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    ONDE Cinearte, av. paulista, 2.073, hoje, às 19h

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024