• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 10:03:37 -03

    Às portas da morte, homem busca herdeiro para cachorro em 'Truman'

    SYLVIA COLOMBO
    DE SÃO PAULO

    13/04/2016 02h00

    Julián (Ricardo Darín) é um ator argentino que vive em Madri e tem um câncer em estágio avançado. Cansado do desgastante tratamento, decide abandoná-lo. Seu melhor amigo, Tomás (Javier Cámara), viaja às pressas do Canadá para tentar demover Julián da ideia de entregar-se à morte.

    Julián, porém, está obcecado mesmo é com quem ficará Truman, seu cachorro, depois que morrer.

    "É um filme sobre a amizade, sobre a liberdade que cada um deveria poder ter de escolher como quer morrer. Mas, essencialmente, é uma reflexão sobre o que de fato importa para cada um de nós, a que coisas e a que pessoas realmente damos importância", disse Darín, 59, no lançamento do filme em Buenos Aires, ao qual a Folha esteve presente, em 2015.

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: Ricardo Darín em cena de 'Truman' ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ricardo Darín e o cachorro Troilo em cena de 'Truman'

    Desde então, "Truman" vem acumulando prêmios. Venceu o festival de San Sebastian e ganhou cinco estatuetas Goya, o mais importante prêmio do mundo cinematográfico hispânico.

    Na semana passada, por telefone, o diretor catalão Cesc Gay contou que a reação vem sendo diferente na Europa e na América Latina. "A questão sobre optar por não se tratar já não é mais tão polêmica na Europa, mas sei que em países latino-americanos esse ponto ainda é quase um tabu", disse.

    E acrescentou que vê o filme como "um tratado sobre a amizade masculina". De fato, nos dias que passam juntos, Julián e Tomás não apenas repassam as razões pelas quais se querem, mas estabelecem novos vínculos.

    "Definitivamente, é um filme em que aquilo que não é dito tem uma importância imensa", afirmou Darín.

    LÁGRIMAS

    O diretor conta que várias cenas foram regravadas porque as lágrimas surgiram fora do programado, ou porque apareciam de mais ou de menos em outros momentos.

    "Nós, homens, não fomos bem preparados para a ideia do choro, e não sabemos bem explicar como e porque ele surge e como reagir. O filme nos surpreendeu", completa.

    Quem contracena com Darín de forma brilhante é o também espanhol Javier Cámara, que atuou em filmes de Pedro Almodóvar ("Fale com Ela" e "Má Educação", entre outros).

    "Encontrar o tom do humor sem ser frívolo e do drama sem transformá-lo num filme muito triste foi o grande desafio. Mas sabe quem mais ajudou nesse sentido?", perguntou Cámara à Folha. "O cachorro", responde, rindo.

    "Nos momentos em que a emoção tomava conta, ele fazia algo que nos distraía e nos fazia rir. Ou em outros, em que estávamos mais descontraídos, ele nos olhava com ar tristonho, como quem entende o roteiro, e sentíamos um aperto no coração."

    TROILO

    Quando Darín, que é apaixonado por cães, descobriu que o nome verdadeiro de Truman era Troilo, diz que quase implorou a Cesc Gay que o mantivesse também como Troilo no filme. Afinal, Aníbal Troilo (1914-1975) foi um dos mais importantes compositores de tango da Argentina. "E o filme está encharcado de argentinidade, de elementos do tango, na ironia, na sentimentalidade masculina, era perfeito que o cão continuasse a se chamar Troilo", explicou.

    O diretor, porém, não o permitiu, porque com o nome faria outra homenagem, já prometida, e que não quis revelar ao elenco.

    Para transformar a anedota em tragédia, bem ao estilo do filme, o cão Troilo morreu alguns meses após o fim da rodagem. Darín, ao comentar esse fato com os jornalistas, em Buenos Aires, interrompeu a frase, com a voz embargada, emocionado.

    "Parece que a tragédia da morte do cão completa o filme, cuja ideia central nada mais é a de que devemos demonstrar amor enquanto as pessoas, ou os animais, ainda estão vivos", completa Gay.

    TRUMAN
    DIREÇÃO Cesc Gay
    ELENCO Troilo, Ricardo Darín, Javier Cámara
    PRODUÇÃO Espanha/Argentina, 2015, 14 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (14)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024