• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 06:47:49 -03

    crítica

    Sóbrio, 'Toponímia' apresenta marcas da ditadura argentina

    SÉRGIO ALPENDRE
    CRÍTICO DA FOLHA

    14/04/2016 02h44

    Divulgação
    Cena do documentário 'Toponímia
    Cena do documentário 'Toponímia'

    "Toponímia", de Jonathan Perel, é um filme inteligente e pertinente sobre a província de Tucumán, ponto estratégico da ditadura militar argentina, onde foram montados assentamentos para conter rebeliões que se armavam contra o regime, nos anos 1970.

    O longa se apresenta com extremo rigor: um documento da época é mostrado com a câmera fixa. Nele vemos trechos destacados em amarelo, explicitando a visão oficial da estratégia de povoação tucumana.

    Acompanhando a leitura temos um discreto ruído captado pelo microfone, sem nada que se destaque. São mais de cinco exasperantes minutos nessa toada, em que vemos descritas ruas, praças e povoados da região, muitos deles batizados com nomes de pessoas que se envolveram na luta.

    O documento dá lugar, então, a fotos de operações militares e políticos que visitavam a região, numa procura pela historiografia dos regimes totalitários argentinos, mas que ecoa em qualquer país que tenha passado por algo semelhante.

    Planificações se acumulam com documentos e fotos, até que entramos nos povoados, todos iguais. Vemos os parcos habitantes de agora, as crianças, os cães, o desleixo na manutenção, a vida pacata. Tudo dentro do mesmo padrão de câmera fixa com ruídos locais.

    "Toponímia" é corajoso em mais de um sentido. Primeiramente, por exigir do espectador o sentido da observação. Afinal, não é sempre que se vê obra tão dura e sóbria. Em segundo lugar, porque sua estrutura repetitiva pode dar sensação de tédio –que até sentimos de vez em quando, sem de fato nos invadir por completo.

    Finalmente, porque em um mundo polarizado como este, expor fotos, locais e documentos sem uma posição declarada pode levar a lamentáveis equívocos de interpretação.

    TOPONÍMIA
    (Toponimia)
    DIREÇÃO: Jonathan Perel
    PRODUÇÃO: Argentina, 2015, livre
    QUANDO: qui. (14), às 15h, no Cinearte (av. Paulista, 2.073, São Paulo); dom. (17), às 13h, no Espaço Itaú Botafogo (praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro)

    *

    Veja outros destaques desta quinta no festival É Tudo Verdade

    LAMPIÃO DA ESQUINA
    DIREÇÃO Lívia Perez
    PRODUÇÃO Brasil, 2016
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos
    ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149), 14h;
    > O longa traz a memória de "Lampião da Esquina", jornal LGBT criado em plena ditadura.

    SOB O SOL
    DIREÇÃO Vitaly Mansky
    PRODUÇÃO Rússia, 2015
    CLASSIFICAÇÃO livre
    ONDE Cinearte (av. Paulista, 2.073), 17h
    > O documentário narra o dia a dia de Zin-mi, norte-coreana que se prepara para celebrar o aniversário de Kim Jong-il.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024