• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 11:48:22 -03

    crítica

    Adaptação de 'O Escaravelho do Diabo' é fidedigna e sem floreios

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    14/04/2016 02h30

    O "thriller" é um gênero que, para dar certo, precisa oferecer o pacto da crença e manter o ritmo. A adaptação para o cinema do livro "O Escaravelho do Diabo" cumpre isso com uma trama fidedigna e uma direção sem floreios.

    O objetivo do filme é conquistar o público jovem com uma história de mistério e suspense que, na forma escrita, foi capaz de atrair muita gente que considera ler uma coisa chata.

    "O Escaravelho do Diabo", o livro, escrito por Lúcia Machado de Almeida, foi lançado em 1972 e se tornou referência, não por suas qualidades literárias, mas por facilitar a vida de professores.

    A ligeireza do texto e a trama acelerada demonstravam que a leitura obrigatória da escola não precisava ser sinônimo de dever de casa. Assim, abria-se a possibilidade de muita gente descobrir a leitura como prazer.

    O filme, primeira direção para cinema de Carlo Milani, transpõe o espírito de puro entretenimento e tenta se diferenciar do formato "super-herói + efeitos visuais de ponta" que se supõe ser o único capaz de atrair a hiperatividade juvenil.

    A trama segue a do livro com ajustes pontuais. Uma série de assassinatos numa pacata cidade do interior tem como elemento do crime o fato de as vítimas receberem escaravelhos em pequenas caixas pouco antes de serem mortas.

    Como todas as vítimas são ruivas, a constante torna-se uma pista importante e dispara a paranoia em Vila das Flores, pequena cidade que tem uma população de indivíduos ruivos acima da média.

    O primeiro da lista é Hugo, irmão mais velho do garoto Alberto, que projetava nele tudo que queria ser. A perda logo mistura-se com curiosidade e espírito de aventura e Alberto começa a investigar por conta própria, interferindo nos métodos rigorosos do delegado Pimentel.

    Divulgação
    Thiago Rosseti em cena de 'O Escaravelho do Diabo'
    Thiago Rosseti em cena de 'O Escaravelho do Diabo'

    O esquema é o essencial de toda trama policial. No papel de detetive, Alberto parte da indução para a dedução e avança a passos mais largos do que a polícia, que se perde em burocracias e pistas falsas.

    A fórmula é conduzida com eficácia e tem a seu favor a boa produção. A direção de arte, por exemplo, consegue um equilíbrio entre o moderno e o tradicional na ambientação de uma cidade do interior sem forçar a caricatura.

    O roteiro de Melanie Dimantas e Ronaldo Santos recria a estratégia do romance de conquistar o interesse levando o público a seguir o fio misterioso da trama ao mesmo tempo que o protagonista.

    Suas qualidades próprias aparecem no modo como faz a narrativa avançar em um ritmo constante, sem recorrer ao excesso de saltos e de acelerações artificiais.

    Esse conjunto de bons recursos, no entanto, precisa de um elenco capaz de dar corpo à ficção.

    A transformação de Alberto num garoto mais jovem do que o estudante de medicina do romance é bem-sucedida porque o filme encontra em Thiago Rosseti, de 13 anos, um ator que dá vida ao personagem.

    Além de não concorrer com a imaginação do leitor, não parece um menino abstrato, uma projeção de adultos sobre como deve ser um personagem que representa uma nova geração.

    O bom acabamento do conjunto pode revelar se o público do cinema brasileiro quer apenas comédias feitas de qualquer jeito ou não.

    O ESCARAVELHO DO DIABO
    DIREÇÃO: Carlo Milani
    ELENCO: Thiago Rosseti, Bruna Cavalieri e Marcos Caruso
    PRODUÇÃO: Brasil, 2016, 12 anos
    QUANDO: estreia nesta quinta (14)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024