• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:32:43 -03

    Pearl Jam é mais um a cancelar show em protesto contra lei antigay nos EUA

    DE SÃO PAULO

    19/04/2016 14h53

    A banda Pearl Jam se tornou mais uma a cancelar um show na Carolina do Norte (EUA) em protesto contra uma nova lei estadual que restringe os direitos de transexuais.

    A apresentação do grupo grunge aconteceria em 20 de abril, em Raleigh, capital do Estado. Em seu site oficial, ao justificar a decisão, o Pearl Jam classificou a lei como "desprezível".

    "As implicações práticas são enormes e seu impacto negativo sobre os direitos humanos é profundo. Queremos que a América seja um lugar onde ninguém possa ser afastado de seu emprego por causa de quem ama ou por ser quem é", escreveu a banda.

    "Sabemos que isso [o cancelamento do show] será arrasador para quem tem ingressos, mas podem ter certeza de que estamos igualmente frustrados com a situação."

    A Carolina do Norte se tornou no mês passado o primeiro Estado norte-americano a colocar em vigor a medida, que requer que pessoas transgênero usem banheiros e vestiários em escolas e outras instalações públicas que correspondam ao seu gênero de nascimento, e não ao gênero com o qual se identificam.

    A norma também proíbe governos locais de adotarem proteções contra discriminações com base em orientação sexual e identidade de gênero.

    Em protesto, o ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr, o cantor de rock Bruce Springsteen e o Cirque du Soleil também cancelaram espetáculos na Carolina do Norte.

    A cantora Cindy Lauper anunciou que irá doar os lucros do um show em junho em Raleigh para os esforços para anular a legislação. Em seu site, o Pearl Jam disse que também ajudará com fundos para tentar barrar a medida.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024