• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 03:16:02 -03

    Semana de moda flerta com o melhor e o pior da moda pronta para consumo

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    28/04/2016 02h05

    Há duas frentes de estilo em voga entre as grifes que desfilam na São Paulo Fashion Week. Uma extrapola os limites da passarela para testar novos cortes, proporções e tecidos para botar os pés na rua com alguma graça. A outra, tímida, não conjura nenhuma novidade e olha para o próprio passado com a ideia de repetir o sucesso de outrora.

    Ambas correntes são artifícios perigosos se mal costuradas no campo das ideias e reproduzidas das passarelas internacionais, como a da marca francesa Vetements e a italiana Gucci, duas das que mais "inspiraram" etiquetas nesta 41ª edição do evento de desfiles.

    No terceiro dia da semana de moda, a moda urbana e cheia de testes de proporções definiu o desfile do baiano Vitorino Campos, com algumas referências pontuais à temporada internacional.

    Não chega a ser um problema se a ideia é ser global e entrar na onda do "streetwear" de luxo, mas talvez um pouco de desprendimento dos códigos europeus caísse bem.

    Há boas jaquetas amplas feitas de jeans e vestidos de glitter holográfico, que produzem o novo futurismo proposto pelo estilista. Segundo ele, a coleção é "uma viagem ao espaço".

    Mais perto da Terra foi o estilista Valdemar Iódice na coleção da grife que leva seu sobrenome. Da costa amalfitana, na Itália, ele tirou a cartela de nudes e azuis que compõem peças de linho, algodão e seda.

    Os blusões com mangas alongadas e as silhuetas afastadas do corpo são bem diferentes da veia fetichista, cheia de couro e roupas justas, que fez a fama da marca. Sinal de que no ringue do varejo ganha quem adaptar melhor a tendência da temporada.

    Reinaldo Lourenço, por sua vez, olhou para o próprio repertório de temporadas passadas para voltar com as saias plissadas, as camisas estampadas com grafismos, pinceladas góticas e um pop oitentista usado com parcimônia.

    A imagem do desfile é similar à da coleção anterior, de inverno 2016, mas nesta Lourenço mostra como dosar brilho, transparências, cor e pele à mostra.

    Em meio a tanto jeans, camisa de seda estampada digitalmente, proporções amplificadas e alfaiataria relaxada, quem mostra como encantar com pouca roupa é Lenny Niemeyer.
    Paulista, mas alma da praia carioca, a estilista se inspirou no Japão para criar a coleção mais brasileira da temporada até agora.

    Os maiôs são construídos com a parte de cima mais larga, uma novidade para as brasileiras. A praia de Lenny tem maiôs-camiseta, maiôs-bomber e maiôs-quimono.

    Decorativa na medida, a coleção apresenta estampas de carpas, peixes e árvores de cerejeira inseridas em pequenos detalhes.

    Estampas e recortes ousados formaram o combo do desfile da grife Triya, outra etiqueta carioca especializada em moda praia.

    Areia, sol, mar e animais exóticos imprimiram nos minibiquínis e nos maiôs cavados da estilista Isabel Friugiele um estilo descomprometido.

    A moda praia brasileira, no fim das contas, simboliza o espírito de renovação alheio ao mercado de moda pronta para consumo que dominou a alma dos criadores brasileiros.

    Colaborou GIULIANA MESQUITA

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024