• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 00:18:38 -03

    crítica

    Filme 'O Dono do Jogo' mescla 3 narrativas, mas não as desenvolve

    INÁCIO ARAUJO
    CRÍTICO DA FOLHA

    28/04/2016 17h22

    Bobby Fischer não é um personagem fácil. Nele convivem o paranoico, o gênio do xadrez e o pião da Guerra Fria. É a esses três aspectos que "O Dono do Jogo" procura, fundamentalmente dar forma.

    O roteiro procura não complicar as coisas, o que é bom: temos a evolução de Fischer desde a condição de menino prodígio até a de grande desafiante do poder dos russos no xadrez. Nesse meio tempo Bobby cresce e, com ele, as manias e a paranoia.

    É bom, mas nem sempre: a filiação comunista da mãe, o fato de não saber quem era seu pai, são aspectos marcantes da história pessoal de Fischer, o filme as aborda e as abandona.

    No primeiro momento, o que importa a "O Dono do Jogo" é a construção do mito: o menininho de temperamento difícil, que derrota adultos cheios de categoria, mesmo sem nunca ter aprendido o jogo formalmente.

    O segundo é o do surgimento das manias, muitas: a crença de que os russos o vigiam todo o tempo,. Esse momento coincide de certa forma com a percepção de que ninguém dá bola para o xadrez nos EUA.

    Existe, por fim, o enxadrista genial, uma espécie de Muhammad Ali do tabuleiro. Como único americano de destaque, ele se tornará um pião relevante da Guerra Fria. Já que o xadrez era uma arma de propaganda soviética, que tal usar Fischer para fazer a propaganda do mundo capitalista?

    Como o tempo demonstra que Fischer pode mesmo se tornar o maior, chegamos ao ponto chave: seu enfrentamento contra Boris Spassky, o então campeão mundial. Nesse ponto, Edward Zwick faz o que pode para dar a impressão de que estamos num "Rocky "" Um Lutador", mas não estamos.

    Divulgação
    Liev Schreiber e Tobey Maguire em cena de 'O Dono do Jogo
    Liev Schreiber e Tobey Maguire em cena de 'O Dono do Jogo'

    Para contornar o problema, Zwick se vale um pouco da celebridade alcançada por Fischer e de suas aparições na TV.

    Como se vê, a riqueza do personagem contém na verdade três filmes diversos, e esse segue sendo o problema principal do filme: nenhum deles acaba sendo convenientemente desenvolvido. Assim, o lado Guerra Fria (nada desprezível) é quase anulado pela personalidade paranoica de Fischer. Da mesma forma, sua vida familiar, abordada no início, desaparece em seguida.

    Pode-se dizer que o filme, por conter três narrativas distintas, e cada uma delas rica em si, termina por não estabelecer devidamente a ligação entre elas.

    Existe um problema adicional: embora se pareça com Fischer, Tobey Maguire, por mais que se esforce, ainda parece muito mais com o Homem-Aranha, e deixa a impressão de que, a qualquer momento, pode dar um salto espetacular e lançar sua teia.

    Resumindo: um desses filmes que se vê com agrado, tal a riqueza da história, mas com a percepção, todo o tempo, de que não conseguiu unir todos os dados para compor um conjunto.

    O DONO DO JOGO
    (Pawn Sacrifice)
    DIREÇÃO: Edward Zwick
    ELENCO: Tobey Maguire, Liev Schreiber, Michael Stuhbarg
    PRODUÇÃO: EUA/Canadá, 2014, 12 anos
    QUANDO: em cartaz

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024