• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 14:06:06 -03

    Cocriador de 'Narcos' fará série sobre traficante mexicano El Chapo

    DE SÃO PAULO

    04/05/2016 14h19

    A vida do poderoso narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán será transformada em série de TV por Chris Brancato, cocriador de "Narcos", hit da Netflix sobre o criminoso colombiano Pablo Escobar, informou nesta terça (3) a imprensa americana.

    "Cartel", nome da atração que será exibida pelo canal History, se voltará ao mundo das guerras por drogas através da trajetória do líder do cartel de Sinaloa, recapturado em janeiro depois de fugir da prisão em julho de 2015.

    "A série é uma metáfora sobre os segredos que se revelam em comunicações supostamente privadas na internet, e os riscos envolvidos em blefar nas redes sociais", disse Brancato à revista "Variety".

    Autoridades mexicanas dizem que mensagens trocadas on-line entre El Chapo e a atriz Kate del Castillo durante a fuga do traficante foram essenciais para localizá-lo.

    Ele entrou em contato com a artista mexicana porque queria transformar sua história em filme. Ela intermediou o contato com pessoas de Hollywood até chegar em Sean Penn, que participou de uma reunião secreta com El Chapo no México —um encontro relatado pelo próprio ator e cineasta em uma entrevista publicada na revista "Rolling Stone" após a prisão do traficante.

    "Cartel" ainda não teve data de lançamento e elenco divulgados. O projeto não tem relação com a cinebiografia planejada pelo criminoso antes de ser recapturado.

    "A verdadeira história de El Chapo, cercada por assassinatos, drogas, corrupção e fama, segue sendo uma das mais fascinantes e perturbadoras da última década", disse a presidente do History, Jana Bennett, à "Variety".

    Nascido em 1957 em uma família de agricultores no Estado de Sinaloa, El Chapo se envolveu com o tráfico de drogas ainda jovem, quando abandonou a escola para cultivar campos de papoula e maconha.

    Sua astúcia para os negócios, o aumento do consumo de drogas nos Estados Unidos —seu principal mercado— e o sangue frio para ordenar assassinatos fizeram dele um dos homens mais ricos do mundo.

    Lee Salem Photography
    Chris Brancato (à esq.), cocriador de 'Narcos', ao lado do ator Wagner Moura
    Chris Brancato (à esq.), cocriador de 'Narcos', ao lado do ator Wagner Moura

    Brancato, que também assina a série "First Wave" (1998-2001), criou com Doug Miro e Carlo Bernard a trama sobre Pablo Escobar, lançada no ano passado e com episódios dirigidos pelo brasileiro José Padilha.

    "Narcos" foi indicada ao Globo de Ouro nas categorias melhor drama e melhor ator, para o brasileiro Wagner Moura, intérprete do traficante que dominou o mercado mundial das drogas nos anos 1980 e mergulhou a Colômbia em uma guerra.

    A rede hispânica Univision, que detém a maior audiência nos Estados Unidos, anunciou em janeiro que também está produzindo sua própria série sobre El Chapo, com previsão de estreia para o final deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024