• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 06:00:15 -03

    Paulo Mendes da Rocha vence Leão de Ouro em Veneza pelo conjunto da obra

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    06/05/2016 09h24

    Danilo Verpa/Folhapress
    PARATY, RJ - 31.07.2014 - 19H30 - MESA 4 - PARATY, VENEZA NO ATLANTICO SUL - Mesa com Francesco Dal Co e Paulo Mendes da Rocha, com mediacao de Guilherme Wisnik. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, ILUSTRADA)
    O arquiteto Paulo Mendes da Rocha

    Paulo Mendes da Rocha, um dos arquitetos mais celebrados da história do país, acaba de ser anunciado o vencedor do Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza.

    Primeiro brasileiro a vencer o prêmio na mostra italiana, este ano comandada pelo chileno Alejandro Aravena, ele também venceu o Pritzker, maior reconhecimento mundial da arquitetura, há dez anos.
    Mendes da Rocha foi escolhido pelos diretores da mostra italiana como homenageado deste ano por sugestão de Aravena, o primeiro arquiteto latino-americano a dirigir uma edição desta que é a maior exposição de arquitetura do mundo.

    De acordo com Aravena, o "atributo mais marcante de sua arquitetura é sua atemporalidade". "Muitas décadas depois de construídos, seus projetos resistem aos avanços do tempo, tanto em aspectos físicos quanto de estilo. Essa consistência estarrecedora é consequência de sua integridade ideológica e sua genialidade estrutural", diz o chileno. "Ele é um desafiador inconformado ao mesmo tempo que um realista apaixonado."

    Aravena também destacou na justificativa pela escolha de Mendes da Rocha seu papel nos campos político, geográfico e social, além de ele ter servido de exemplo para gerações de arquitetos no Brasil e na América Latina.

    Mendes da Rocha, que receberá o prêmio em Veneza em 28 de maio, é um dos maiores nomes da escola paulista de arquitetura, reconhecido pelo estilo brutalista de suas construções, além de um profundo engajamento com ideais de esquerda.

    Entre seus projetos mais conhecidos, estão a reforma da Pinacoteca, uma intervenção no prédio de Ramos de Azevedo que resultou na instalação de enormes claraboias e uma circulação radical, o MuBE, e o ginásio do Clube Atlético Paulistano.

    Este último, construído em 1957, foi seu primeiro projeto a sair do papel. Mendes da Rocha também chamou a atenção pelo desenho do pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Osaka, no Japão, obra de 1969 realizada em parceria com Flávio Motta, Júlio Katinsky e Ruy Ohtake.

    Mendes da Rocha inaugurou no ano passado seu Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, primeira obra do tipo que realiza na Europa. Também está em construção o Cais das Artes, grande museu que desenhou para a cidade de Vitória, onde nasceu.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024