• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 19:13:32 -03

    Criadores do Ira!, Nasi e Scandurra resgatam canções só com voz e violão

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    10/05/2016 02h30

    Na próxima sexta (13), o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra iniciam um projeto paralelo à carreira dos dois, parceiros na banda de rock Ira!, que segue em turnê.

    Está programado para o Teatro Positivo, em Curitiba, o primeiro show do Ira! Folk. O nome não é uma ligação direta com a música folclórica americana, que tem expoentes em Bob Dylan e Joan Baez, mas indica o formato de voz e violão que dará corpo a um repertório de música conhecidas –e outras nem tanto.

    Há uma estratégia nessa iniciativa. "Eu e Edgard estamos fazendo esse projeto para ter acesso a lugares onde normalmente uma banda de rock não consegue tocar. Teatros de pequeno e médio porte", afirma Nasi à Folha.

    Assista ao teaser do projeto Ira! Folk.

    Carina Zaratin/Divulgação
    Edgard Scandurra e Nasi, no projeto Ira! Folk - Crédito: Carina Zaratin/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Edgard Scandurra e Nasi, o Ira! Folk

    O show do Ira! completo, ou do Ira! "elétrico", como diz Nasi, continua. "Folk é um projeto com tempo limitado, provavelmente até o começo do ano que vem."

    O formato vai ajudar o grupo em outra frente. O Ira! teve um encontro há poucas semanas com Paulo Junqueiro, presidente da Sony no Brasil, que selou a intenção da gravadora de lançar ainda neste ano um DVD do grupo.

    Segundo Nasi, ainda não foi decidido onde será gravado e quem produzirá o trabalho. Junqueiro mixou o segundo álbum do Ira!, "Vivendo e Não Aprendendo", de 1986, e em seguida produziu o terceiro disco, "Psicoacústica"(1988) –"Divisor de águas para a gente", diz ele.

    "Nós gravamos o 'Vivendo e Não Aprendendo' no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, e viemos para São Paulo mixar com o Paulo Junqueiro. Tivemos com o Paulo uma sintonia fina fantástica desde o começo. Por isso, não parecia papo de presidente de gravadoras com artistas. Ele é um cara que conhece o Ira! como poucos."

    É certo que o repertório do DVD terá algum material inédito e o resgate de alguns lados B do Ira!. O Folk vai ajudar a revelar coisas escondidas do repertório. "Já fizemos um disco acústico, mas desta vez temos um trabalho mais complexo de arranjos. Eu e o Edgard estamos repassando todas as músicas."

    A dupla não quer subir ao palco com um show previamente fechado. A ideia inicial é mostrar as músicas de maneira intimista, "praticamente como elas nasceram". "Vamos relembrar os tempos do pátio do colégio, no Brasílio Machado [escola estadual paulistana, no bairro da Vila Mariana], quando o Edgard sentava no chão com o violão."

    Os dois pretendem deixar espaço para improvisos, podendo até escolher algum cover. Quando a música for um clássico do Ira!, com certeza terá uma pegada diferente.

    Devem entrar hits como "Flores em Você", "Tolices", "Núcleo Base" e "Flerte Fatal".

    Na lista de resgates musicais programados para o projeto, Nasi cita "Mesmo Distante", do "Psicoacústica", e "Boneca de Cera" (do álbum "Clandestino", de 1990), que Nasi diz estar fora do repertório do Ira! "há décadas".

    "Perigo", parceria de Scandurra com Arnaldo Antunes, é uma canção pesada incluída no álbum "Música Calma para Pessoas Nervosas", de 1993, que deve mudar bastante na releitura. Daniel, filho de Scandurra e hoje baixista do Ira!, deve tocar nos shows, dando apoio nos violões.

    Além de Curitiba, estão programados shows em Belo Horizonte (2/7), São Caetano do Sul (16/7) e São Paulo (13/8), no Teatro Bradesco.

    IRA! FOLK
    QUANDO sexta (13), às 21h15
    ONDE Teatro Positivo, r. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba, tel. (41) 3315-0808
    QUANTO de R$ 120 a R$ 180

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024