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    crítica

    Código inexplorado é risco que não dá muito certo em filme de italiano

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    12/05/2016 02h37

    Quem ainda tem o hábito de escolher o filme pelo nome do diretor pode decidir ver "O Conto dos Contos", assinado pelo prestigiado Matteo Garrone, e pensar que entrou na sala errada.

    O cineasta italiano despertou atenção com a ferocidade de sua crítica social em "Gomorra" (2008) e "Reality "" A Grande Ilusão" (2012), ambos valorizados com o Grande Prêmio de Cannes.

    Monstros, ogros e mundos de fantasia não muito distantes de "O Senhor dos Anéis" causam estranheza em seu novo trabalho.

    O filme adapta histórias reunidas por Giambattista Basile, poeta napolitano do século 17 no "Pentamerão", um livro de contos de fadas que antecede as coletâneas que fizeram de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm clássicos infantis.

    A adaptação está mais para Terry Gilliam do que para Jacques Demy, ou seja, a fantasia inclina-se para o grotesco pantagruélico em vez das sutilezas da fábula.

    Divulgação
    Stacy Martin é Dora em cena de 'O Conto dos Contos', de Matteo Garrone
    Stacy Martin é Dora em cena de 'O Conto dos Contos', de Matteo Garrone

    O filme utiliza três histórias e as intercala em busca do ritmo mais apreciado pelo público contemporâneo. Uma tem como centro uma rainha e o filho que ela consegue gestar ao ingerir as entranhas de um monstro.

    A segunda narra as agruras matrimoniais de uma princesa cujo pai vive encantado por uma pulga gigante que ele cultiva nos aposentos reais. O terceiro explora as desventuras de um rei seduzido por uma desconhecida.

    A luta pelo poder a qualquer preço, a substituição da realidade pela fantasia, a busca irracional pela aparência por meio de artifícios são temas presentes nos filmes anteriores de Garrone e que neste o diretor retrabalha.

    A opção por um código estranho e inexplorado é, no entanto, um risco que não dá muito certo. Os que adoram os universos fantásticos podem achar o filme longo e cansativo, enquanto os admiradores do olhar agudo de Garrone tendem a se perder entre os simbolismos e as alegorias que permeiam sua revisão dos contos de fadas.

    Resta apenas o resgate do pouco conhecido "Pentamerão" e o jeito perverso de contar histórias infantis capazes de deixar as crianças assombradas pelo resto da vida.

    O CONTO DOS CONTOS
    DIREÇÃO: Matteo Garrone
    ELENCO: Salma Hayek, Vincent Cassel
    PRODUÇÃO: Itália/França/Reino Unido, 2014, 16 anos
    QUANDO: estreia nesta quinta (12)

    Edição impressa

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