• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 10:13:15 -03

    crítica

    'X-Men' acerta ao criar megavilão e destacar Magneto e Mística

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    19/05/2016 02h06

    A sequência inicial de "X-Men - Apocalipse", visualmente grandiosa, se passa dentro de uma pirâmide gigantesca, no antigo Egito. Serve para apresentar o megavilão do filme, aquele que seria o primeiro mutante do mundo –e o mais forte deles.

    A estratégia do roteiro é emblemática. Destaca um bom inimigo para os heróis, o que é um avanço numa série que abusa de batalhas entre os mutantes, na rusga ideológica entre o conciliador Professor Xavier e o vingativo Magneto.

    Não que o embate entre heróis seja esquecido. Quando Apocalipse ressuscita, acolhe a seu lado Magneto e alguns moleques que depois vão integrar os X-Men: Tempestade, Anjo e Psylocke.

    Do "lado do bem", Xavier abriga em sua escola o fiel escudeiro Fera e jovens iniciantes: Ciclope, Mercúrio, Noturno e Jean Grey, sem dúvida a queridinha do mestre, com seus poderes ainda latentes.

    Divulgação
    Cena de 'X-Men - Apocalipse
    Cena de 'X-Men - Apocalipse'

    Pesa na balança a renegada Mística, que após sua ação em defesa do mundo (mostrada em "X-Men - Dias de um Futuro Esquecido") motivou dezenas de jovens mutantes a sair do armário e assumir seus poderes em público.

    A produção é esperta ao dar bom espaço a Magneto e Mística, respectivamente interpretados por Michael Fassbender e Jennifer Lawrence.

    Os dois, ao lado de Hugh Jackman (Wolverine), são os atores do elenco da série com maior sucesso fora dela. Fassbender dá a dimensão certa da grandeza de Magneto, provando ter muito estofo para personagens épicos –é o Russell Crowe dessa nova geração.

    Já Jennifer Lawrence parece dar certo em qualquer papel que caia nas mãos dela. Pode ser densa, sexy, engraçada e, por que não?, uma super-heroína destemida.

    Por falar em Wolverine, quem sente falta dele vai se deparar com uma engenhosa surpresa no roteiro de "X-Men - Apocalipse". Sem spoiler, basta dizer que é uma sacada que merece aplausos.

    O filme consegue algo difícil no sexto episódio de qualquer franquia: a imensa vontade de ver a sétima aventura dos X-Men.

    X-MEN - APOCALIPSE
    DIREÇÃO: Bryan Singer
    ELENCO: James Mcavoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Sophie Turner e Oscar Issac
    PRODUÇÃO: EUA, 2016, 12 anos
    QUANDO: estreia quinta (19)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024