• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 16:02:27 -03

    crítica

    'Jogo do Dinheiro' é o melhor de Foster e um dos maiores de 2016

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    25/05/2016 12h34

    Uma entre tantas qualidades de "Jogo do Dinheiro", quarto e melhor longa dirigido por Jodie Foster, é a capacidade de prender nossa atenção. São 98 minutos em que não desgrudamos os olhos da tela, apesar (ou antes, por causa) dos acontecimentos bizarros que se acumulam durante a projeção.

    É uma virtude que os filmes de Hollywood apresentavam com certa frequência até meados dos anos 1990, mas que nos últimos anos tem se tornado cada vez mais rara, a ponto de ser necessário destacá-la.

    Na trama, George Clooney é Lee Gates, apresentador arrogante e mulherengo de um programa de dicas para investimentos financeiros. O astro está caricatural no início, mas de certo modo é o que o personagem pede.

    Fiel à lei implícita de que quase tudo nos Estados Unidos deve ser tratado como espetáculo, Lee realiza coreografias desengonçadas, ensaia versos de rap e esmurra botões que ativam pequenas piadas visuais.

    Divulgação
    George Clooney em cena de 'Jogo do Dinheiro', dirigido por Jodie Foster
    George Clooney em cena de 'Jogo do Dinheiro', dirigido por Jodie Foster

    Então, Kyle Budwell (Jack O'Connell), um entregador, invade o estúdio com um colete cheio de explosivos e obriga o apresentador a colocá-lo. Carrega numa mão um detonador e na outra um revolver, e por isso consegue que façam tudo o que quer.

    Sua motivação é simples: vingança. Ao seguir um dos conselhos de Lee, Kyle perdeu todas as suas economias. Mas ele não quer o dinheiro de volta. Seria pouco. Quer humilhar Lee em rede nacional. Ao menos é o que pensamos inicialmente.

    Dentro da cabine dos monitores está a diretora do programa, Patty Fenn (Julia Roberts), também implicada na situação e com quem Lee tem uma relação temperada por uma disfarçada atração, além de certa intolerância mal explicada, que normalmente esconde uma paixão.

    A engenhosidade do roteiro de Jamie Linden, Alan DiFiore e Jim Kouf é valorizada pela direção segura de Foster. Os caminhos narrativos são quase sempre muito bem construídos e filmados.

    "Jogo do Dinheiro" é surpreendentemente um dos maiores filmes americanos de 2016.

    JOGO DO DINHEIRO
    (Money Monster)
    DIREÇÃO: Jodie Foster
    ELENCO: George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell
    PRODUÇÃO: EUA, 2016
    QUANDO: estreia nesta quinta (26)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024