• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 06:44:46 -03

    Sem ensaio, atriz desvenda na hora da peça as ações de sua personagem

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/05/2016 02h15

    É imprescindível que Luaa Gabanini, atriz de "Efeito Cassandra - Na Calada da Voz", falte aos ensaios que precedem as sessões do espetáculo, que estreia nesta sexta (27). Esquisito, mas é isso mesmo.

    Acontece que a peça propõe um jogo, sobre o qual pouco pode ser revelado, como pede a diretora Claudia Schapira. Tudo bem dizer aqui, porém, que, toda vez que entra na sala, Gabanini tem algo a desvendar. As instruções são dadas na hora, por Schapira, sob o testemunho da plateia.

    Numa experiência, a atriz coloca fones de ouvido e repete o texto que ouve, sem saber qual personagem interpreta. O desafio é construir um papel simultaneamente à escuta.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil. Data 25-05-2016. Espetaculo Efeito Cassandra - Na Calada da Voz. Atriz Luaa Gabanini. Sesc Ipiranga Auditório. Foto Lenise Pinheiro
    A atriz Luaa Gabanini, que desvenda na hora suas ações na peça

    O jogo tem a ver com Cassandra, a personagem da mitologia grega que tinha o dom da premonição –amaldiçoada, porém, ela perde uma qualidade fundamental para o exercício de sua vocação, o poder de convencimento.

    Se pode ver o futuro, pouco adianta, ninguém vai acreditar nela. A maldição de Cassandra, diz Schapira, marca a mudança da sociedade matriarcal para a patriarcal. A estratégia da peça é reestabelecer um jogo intuitivo.

    O teor feminista leva a menções ao contexto político do país, afirma a diretora, citando o impeachment da presidente Dilma Rousseff e situações de conflito vividas por mulheres no Congresso.

    A ideia da performance surgiu quando Shapira e Gabanini, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, descobriram que ambas haviam sonhado com Cassandra na mesma noite. "Ela aparecia e falava, falava, falava... mas eu não entendia o que ela queria dizer", diz a diretora. Ela tentou reproduzir, em cena, o vestido que Cassandra usava na, digamos, ocasião.

    EFEITO CASSANDRA - NA CALADA DA VOZ
    QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 19h30, dom., às 18h30; até 19/6
    ONDE Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
    QUANTO R$ 6 a R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024