• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 17:31:24 -03

    crítica

    Diálogos ágeis de Maria Adelaide Amaral perdem força em peça

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    27/05/2016 02h25

    O título e o nome de um personagem são tirados de um soneto muito citado de Camões, sobre Jacó, que serve por sete anos o pai de Raquel, "contentando-se com vê-la", e depois mais sete. E "mais serviria, se não fora/ para tão longo amor tão curta a vida!".

    Mas não é bela assim, longe disso, a relação na peça de Maria Adelaide Amaral, em mais um texto sobre conflitos de casal de classe média.

    A dedicação de Jacó se torna, no espetáculo, a obsessão de Fernando. O que era amor se transforma em comportamento doentio. O cotejo buscado com Camões é enganoso –a não ser talvez como ironia com o poeta português– por simples falta de sentimento.

    Não se pode descrever como apaixonada a ligação do editor Fernando com a escritora Raquel, assim como não foi possível identificar traço maior de química romântica entre os dois atores.

    Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil. Data 16-05-2016. Espetaculo Para tao longo Amor. Atores Regiane Alves e Leopoldo Pacheco, Teatro Shopping Morumbi. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress.
    Cena do espetáculo 'Para Tão Longo Amor', com os atores Regiane Alves e Leopoldo Pacheco

    Entre outros problemas, a diferença de idade não é tão clara quanto a trama parecia pedir. Mas o obstáculo fundamental não está em Leopoldo Pacheco ou Regiane Alves, intérpretes aliás eficientes.

    Nesta peça, escrita originalmente há duas décadas, a reconhecida destreza de Amaral para montar diálogos variados e corrosivos com poucos personagens abre uma exceção. Fernando e Raquel rodam no mesmo lugar, a atenção se esvaindo aos poucos.

    A concentração do soneto dá lugar à flacidez das palavras em excesso.

    Registre-se que, embora de elenco pequeno, é uma produção cuidadosa, com cenário engenhoso e elegante de André Cortez, que abre um novo teatro de shopping, só que menor, até aconchegante.

    PARA TÃO LONGO AMOR
    QUANDO sex. e sáb., às 21h, dom., às 19h; até 31/7
    ONDE Teatro Morumbi Shopping, av. Roque Petroni Júnior, 1.089, piso G1, tel. (11) 5183-2800
    QUANTO R$ 70
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024