• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 05:16:16 -03

    Brasileiro Isay Weinfeld projetará novo Four Seasons em Nova York

    RAUL JUSTE LORES
    DE SÃO PAULO

    30/05/2016 02h15

    Jennifer Calais Smith/Divulgação
    The Pool Room at the Four Seasons Restaurant in New York, U.S., is shown on June 15, 2008. The revived California Barrel Tasting was held this week in the Pool Room at the Four Seasons, when more than 200 winelovers came to taste 20 unreleased wines from 2004 through 2008. It was the first time the event was held since 1986.
    Um dos ambientes do atual restaurante Four Seasons, em Nova York

    O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, 63, venceu o concurso para projetar o novo restaurante Four Seasons, de Nova York. É um ícone arquitetônico-gastronômico da cidade.

    Aberto em 1959, foi desenhado pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, último diretor da mítica Escola Bauhaus, de arquitetura e design, e pelo seu colega americano Philip Johnson, e decorado pela tapeçaria que Pablo Picasso fez para os Balés Russos. Fica no térreo do edifício Seagram, considerado a obra-prima de Mies.

    Desde a inauguração, foi centro de elegantes e poderosos da cidade, e ímã para amantes da arquitetura e do design. As mais de cem peças de mobiliário, talheres e uniformes exclusivamente desenhadas para o restaurante fazem parte do acervo de design do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). John F. Kennedy comemorava ali seu aniversário, horas antes de Marilyn Monroe lhe cantar um inesquecível "parabéns a você".

    "Ainda estou arrepiado", diz Weinfeld à Folha. O concurso foi comandado pelo crítico de arquitetura Paul Goldberger. Nos últimos quatro meses, os donos do restaurante e Goldberger entrevistaram os selecionados, perguntando como viam o futuro do restaurante, o que deveria permanecer e, em uma segunda rodada, pediam um estudo para o novo local.

    Leonardo Wen/Folhapress
    O arquiteto Isay Weinfeld no quintal de seu escritório, em São Paulo.
    O arquiteto Isay Weinfeld no quintal de seu escritório, em São Paulo.

    Assim como a família Bronfman, quando construiu o Seagram e abriu o Four Seasons, seus descendentes e novos sócios decidiram fazer um restaurante contemporâneo, "do zero", como descreve o brasileiro, e não utilizar as relíquias do antigo endereço. Weinfeld será responsável por todo o mobiliário, incluindo louças, uniformes dos garçons e comunicação visual.

    Em julho, depois do último jantar a ser servido no atual Four Seasons, haverá um leilão de tudo o que está no restaurante, do mobiliário à prataria desenhada por Johnson.

    Apenas a tapeçaria "Le Tricorne", de Picasso, já saiu dali em 2014. A peça de 5 metros de largura por 6 metros de altura foi doada para a Sociedade Histórica de Nova York, depois de uma briga que selou a saída do tradicional restaurante do edifício Seagram.

    O novo dono do prédio queria a retirada da tapeçaria do lobby do edifício –na entrada do Four Seasons– e entrou numa batalha jurídica com os proprietários do restaurante. O contrato de locação do espaço não foi renovado, e o Four Seasons teve que se mudar. O novo endereço deve ficar pronto no final de 2017 e ficará a quatro quadras do antigo, na mesma Park Avenue

    Além do restaurante, Weinfeld também projetou um edifício residencial vizinho ao parque suspenso High Line, no Chelsea. É o primeiro brasileiro a construir na cidade desde que Oscar Niemeyer participou da construção da sede das Nações Unidas, entre 1947 e 1948.

    Um dos sócios do restaurante, Julian Niccolini, disse ao jornal "The New York Times" que Weinfeld será "como um outro Philip Johnson, mas para este século".

    A história de Weinfeld com o restaurante é antiga. Nos anos 70, ainda estudante de arquitetura, teve que acompanhar o pai, que não falava inglês, para uma série de exames do coração em Cleveland. Voltando por Nova York, liberado de fazer uma cirurgia cardíaca, perguntou ao filho onde poderiam comemorar. O jovem quis que pai e filho jantassem no Four Seasons. "Passei décadas sem voltar lá, mas ainda me emociono sempre que vou."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024