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    CRÍTICA

    Espelhos fotográficos de Mauro Restiffe confundem novo e velho

    NOEMI JAFFE
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    01/06/2016 02h55

    Se a técnica fotográfica é um sistema de espelhos, o que dizer da fotografia que fotografa espelhos? Seria um espelho de espelhos, em que o fotógrafo se torna o objeto, o espectador, um coagente e a imagem, um reflexo de quem olha. Algo assim ocorre em "Rússia", de Mauro Restiffe.

    O artista esteve na Rússia nos anos 1990 e em 2015, quando deparou com fotos antigas e decidiu combiná-las. Nelas, o velho e o novo se confundem. Títulos misteriosos como "Echoes" e "Heads and Vanished Connections" mostram escadas, janelas, molduras verdadeiras e falsas, partes de quadros e espelhos.

    Cabe ao espectador descobrir quais imagens são velhas e quais novas, como vincular título e foto. Aquela moldura é de quadro ou de janela? Essas mãos são verdadeiras?

    Divulgação
    Fotografia de Mauro Restiffe agora em mostra na galeria Fortes Vilaca. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Fotografia de Mauro Restiffe, agora em mostra na galeria Fortes Vilaça

    Mas o que há de verdadeiro numa fotografia, quando ela é a imagem de uma imagem? Verdadeira, aqui, é a própria representação e, nesse sentido, a Rússia é modelar.

    Um país onde o nome de Lênin é maior do que sua pessoa; onde o passado avança no presente, que tenta expulsá-lo; onde Fra Angelico e Van Dyck são fotografados por estudantes com celulares poderosos ou prédios do futuro observam telefones inúteis na parede de uma ópera.

    Restiffe conta que "Plaster History" –título de um trabalho – se traduz como história do gesso. Nele, reproduções da história da escultura são expostas em um museu de Moscou. Mas outra tradução possível seria "história de gesso".

    A figura onipresente de Lênin enclausurado ou perdido entre copinhos de plástico e um celular carregando; o prédio fantasma, preso nas "Estruturas do Tempo"; os rostos de pessoas protestando Putin –tudo, em "Rússia", poderia, como agora, no Brasil, figurar como história de gesso, em que as coisas simultaneamente passam e não passam e os espelhos refletem, pelo passado, o que seremos no futuro.

    MAURO RESTIFFE
    QUANDO de ter. a sex., das 10h às 19h; sáb., 10h às 18h; até 18/6
    ONDE Fortes Vilaça, r. Fradique Coutinho, 1.500, tel. (11) 3032-7066
    QUANTO grátis

    NOEMI JAFFE é crítica literária e autora de "Írisz - As Orquídeas" (Companhia das Letras)

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