• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 14:52:28 -03

    Peça resgata história de dom Helder Câmara e questiona política do país

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    03/06/2016 02h25

    Divulgação
    Cena de 'O Avesso do Claustro', espetáculo da Cia do Tijolo
    Cena de 'O Avesso do Claustro', espetáculo da Cia do Tijolo

    A Cia do Tijolo achou que o papel político exercido hoje pelas igrejas evangélicas carecia de um contraponto. Decidiram então resgatar dom Hélder Câmara (1909-99), figura católica de projeção internacional, cujo apelido, o Bispo Vermelho, refletiu ideologia alinhada à esquerda.

    O projeto resultou em "O Avesso do Claustro", que o grupo paulista estreia nesta sexta (3) no Sesc Pompeia. A peça recupera textos e dados biográficos do sacerdote, cuja trajetória se notabilizou por projetos na educação, ações de combate à miséria e discursos igualitários que o levaram a indicações ao Nobel da Paz.

    A peça é uma espécie de resposta ao papel da chamada BBB, a bancada da Bíblia, do Boi e da Bala. "Agora vemos no poder um outro deus, o lado conservador. Dom Hélder, para nós, faz contraposição a esse deus que está no Congresso", diz Rodrigo Mercadante, que divide a direção com Dinho Lima Flor.

    Divulgada como uma "missa profana", "O Avesso do Claustro" promove um encontro entre seu protagonista e homens e mulheres que vivem nos dias de hoje, quase 20 anos após sua morte.

    Quem interpreta o Bispo Vermelho é Lima Flor. Outros três personagens, habitantes de grandes centros urbanos brasileiros, estão em cena, para fazer perguntas a ele.

    Mercadante lembra que Câmara foi figura incômoda aos militares durante a ditadura, especialmente porque oficializou, em um histórico pronunciamento em Paris, a primeira denúncia de vulto internacional sobre os presos políticos torturados pelo regime militar no Beasil.

    Além de Hélder Câmara, houve também a figura de Frei Betto na linha de frente contra a ditadura –e é ele quem assina a orientação teórica do espetáculo.

    O AVESSO DO CLAUSTRO
    QUANDO qui. a sáb., às 20h, dom., às 18h; até 3/7
    ONDE Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700
    QUANTO R$ 12 a R$ 40
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024